COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPARAÇÃO ENTRE AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Andrieli de Fátima Paz Nunes, Deoclécio Junior Cardoso da Silva, Martiele Gonçalves Moreira, Beatriz Leite Gustmann de Castro, Luis Felipe Dias Lopes

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de estudantes do ensino básico acerca das competências empreendedoras comparando as diferenças entre participantes e não participantes de um projeto de educação empreendedora. Desse modo, aplicou-se um instrumento estruturado em duas escolas de ensino básico, onde uma possuía projeto voltado à educação empreendedora e outra não possuía (n=152). Por meio do Método de Análise Hierárquica de Processos (AHP), priorizou-se as percepções dos estudantes, quanto aos critérios e subcritérios com o intuito de verificar quais eram mais relevantes. Comparando os resultados das duas escolas, pode-se verificar diferenças das percepções dos estudantes, no que se refere às competências empreendedoras, uma vez que os estudantes da escola com projeto, atribuem maior importância para o critério que envolve Comportamento de risco, demonstrando com isso um entendimento de que os empreendedores irão ter que se deparar com atividades que trarão incertezas, porém serão necessárias para o sucesso dos negócios. Esse estudo é valioso por demonstrar resultados empíricos que ressaltam as potencialidades de projetos de educação para o empreendedorismo aplicados a estudantes de séries iniciais.

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Publicado

2023-03-03