Análise de um processo de ensino e aprendizagem histórico-crítico em tempos de pandemia / Analysis of a historical-critical teaching and learning process in times of pandemic
Jonathan Dias Ferreira; Elizabeth Moser; Angélica dos Santos Coelho; Marcio Pascoal Cassandre; Elsa Midori Shimazaki
Resumo
O objetivo foi descrever a experiência de ensino de uma Prática Didática Comunitária
realizada por discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração
da Universidade Estadual de Maringá. Com o tema de curso marketing digital e ecommerce, foi realizado de forma remota no segundo semestre de 2020, momento de
Pandemia da Covid-19 e teve como público-alvo, estudantes de um Curso Técnico em
Administração da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. Sob os pressupostos
da Pedagogia Histórico-Crítica e de Metodologias Ativas, foram selecionadas
metodologias de ensino, recursos didáticos e tecnológicos que pudessem atender aos
desafios e problemáticas de aprendizagem dos estudantes em ensino remoto e pandêmico,
bem como, atividades práticas sob a perspectiva do negócio online por meio de
planejamento estratégico e de algumas ferramentas tecnológicas. Embora houve
aproveitamento por alguns estudantes, pode-se concluir que a Covid-19, a necessidade de
tecnologia e acesso à internet comprometeram a participação de estudantes.