http://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/issue/feedEmpreendedorismo, Gestão e Negócios2025-03-06T12:42:56+00:00Marcio Tadeu Girottiempgesneg@fatece.edu.brOpen Journal Systems<p>No mundo dos Negócios não é simplesmente os acordos, o lucro, o marketing, as relações, as metas e o próprio empreendedorismo que contam, mas também a comunicação. Nesse intuito, a Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios – Revista do Curso de Administração da FATECE – traz à comunidade acadêmica e ao público em geral, as produções técnico-científicas entre as mais variadas frentes de pesquisa em Gestão, bem como sobre os mais diversos assuntos no âmbito do empreendedorismo, da gestão e dos negócios. A Revista visa contribuir com a propagação da informação no âmbito da pesquisa acadêmico-científica, mas também leva em consideração o campo dos negócios com o intuito de informar as novas frentes de gestão, trazendo ao público as novidades e novas pesquisas da área. A Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios aceita artigos, resenhas, traduções e ensaios cumprindo com o seu caráter de Periódico Acadêmico. Com isso, a Revista visa a comunicação entre gestores e acadêmicos da área, contribuindo com a pesquisa e a informação.</p>http://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/288Estudo sobre as principais práticas de motivação nas organizações contemporâneas / Study on the main motivation practices in contemporary organizations2025-02-26T13:17:09+00:00<p>A busca pela motivação e qualidade de vida no trabalho tornou-se cada vez mais<br>necessária, uma vez que é direito do funcionário exercer suas funções em locais que<br>proporcionem satisfação e tragam conforto para realização de suas atribuições. Tendo em<br>vista a importânciadeste assunto, essa pesquisa tem como objetivo geral apresentar as<br>principais práticas de motivação e qualidade de vida nas organizações contemporâneas.<br>Por sua vez, o estudo realizado é classificado como uma pesquisa básica, a mesma com<br>natureza qualitativa, quanto a classificação dos objetivos, se enquadra como exploratória<br>e descritiva. O presente trabalho permitiu ter uma visão mais abrangente sobre os temas<br>em questão e sobre a sua aplicabilidadenas organizações contemporâneas, abordando as<br>principais práticas para implementação da qualidade de vida no trabalho e da melhora da<br>motivação dos colaboradores. Dessa forma, a criação de um ambiente de trabalho que<br>proporcione uma melhor qualidade de vida e na motivação dos seus empregados, é<br>primordial para bons resultados. Por fim, sugere-se que esteestudo seja utilizado por<br>outros pesquisadores para promover a disseminação do conhecimentosobre a importância<br>da praticabilidade dos temas, a fim de melhorar a produtividade, asatisfação e o bem-estar<br>dos funcionários.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/289Economia circular: um estudo acerca da reutilização dos resíduos de uma empresa de calçados de segurança do centro-oeste paulista / Circular economy: a study on the reuse of waste from a safety footwear company in central-west paulista2025-02-26T13:33:09+00:00<p>A função da logística dentro da cadeia de suprimentos é interligar os elos, fazendo com<br>que produtos e serviços estejam disponíveis ao cliente no lugar certo, na quantidade<br>adequada, ao menor custo possível. Dentro desse processo, existem formas de substituir<br>e reutilizar produtos, a fim de tornar a cadeia mais sustentável, papel da economia<br>circular, a qual surge trazendo uma visão diferente da economia linear, a de mudar a forma<br>de pensar e agregar valor aos produtos por mais tempo possível. Sendo assim, o objetivo<br>dessa pesquisa consiste em entender o processo produtivo de uma empresa que produz<br>calçados de segurança no Centro-Oeste paulista, bem como identificar em quais partes do<br>processo são aplicados os preceitos da economia circular. Para tanto, realizou-se uma<br>pesquisa qualitativa, envolvendo um estudo de caso. Como resultado, identificou-se que<br>a empresa possui um planejamento voltado para a remanufatura e reuso dos próprios<br>produtos utilizados no seu processo produtivo, com exceção do resíduo do couro. Sendo<br>assim, o resíduo do couro é o único produto envolvido na produção da empresa que não<br>faz parte de um ciclo da economia circular, não sendo reutilizado dentro da empresa e<br>nem como matéria-prima de outra empresa. Como proposta para melhoria do processo<br>envolvendo a economia circular, foi mencionado uma segunda empresa que produz<br>fertilizantes utilizando como matéria-prima os resíduos de couro. Essa empresa foi<br>considerada nesse estudo como uma parceira futura para a empresa estudada</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/290Produção e comercialização de tomate no território de identidade de Irecê entre os anos de 2017 e 2021 / Production and commercialization of tomatoes in the territory of identity of Irecê between the years 2017 and 20212025-02-26T13:38:20+00:00<p>Com a expansão da produção de tomate, torna-se imprescindível a adoção de estratégias<br>por parte dos produtores, para o reaproveitamento do excedente do fruto, com vistas a<br>tornar a atividade mais sustentável. Diante desse cenário, este trabalho tem por objetivo<br>identificar as estratégias adotadas para o reaproveitamento do excedente do tomate no<br>Território de Identidade de Irecê (TII), com base na produção e comercialização do fruto,<br>durante o período de 2017 a 2021. Para tanto, define-se enquanto metodologia a pesquisa<br>bibliográfica e estudo de caso de caráter qualitativo. Incialmente, elabora-se a sustentação<br>teórica e metodológica por meio de consultas a publicações que abordam sobre a temática<br>em discussão. Adicionalmente, faz-se uma pesquisa junto a um profissional envolvido na<br>produção de tomate no TII, visando identificar as estratégias utilizadas pelos produtores<br>para o reaproveitamento do excedente do fruto no território citado. Com o estudo,<br>constata-se que, diante da demanda iminente para o reaproveitamento do tomate, surge<br>algumas alternativas que podem ser adotadas pelos agricultores visando mitigar a situação<br>adversa, ocasionada pelo excedente do fruto. Algumas dessas alternativas viáveis incluem<br>o processamento para a produção de produtos derivados, doações para instituições<br>beneficentes, utilização como ração animal e programas de redistribuição. Em suma,<br>essas opções oferecem uma variedade de estratégias que os agricultores podem explorar<br>para otimizar a utilização dos tomates excedentes, reduzir o desperdício e, ao mesmo<br>tempo, atender às demandas locais.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/291Plano de negócio para abertura de empresa de vestuário moda praia / Business plan for opening a beachfashion clothing company2025-02-26T13:40:38+00:00<p>O mercado da moda é um segmento de vestuário mundialmente importante e está em<br>contínua expansão, fornecendo diversas possibilidades de atuação. Empreender no ramo<br>de vestuário tende a ser um bom negócio devido à demanda contínua por vestimentas<br>modernas e atuais. Visando as oportunidades que existem nos negócios de moda praia,<br>este artigo teve como objetivo fazer um estudo dos elementos que compõem um plano de<br>negócio e conhecer o perfil de potências clientes que compram vestuário de moda praia<br>na Cidade de Barreiras–BA, verificando se haveria viabilidade para fazer a abertura do<br>empreendimento e-commerce na área de moda praia personalizada. Para alcançar este<br>objetivo foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre empreendedorismo,<br>empreendedorismo digital e plano de negócio, foi realizado um levantamento de dados<br>através de uma pesquisa de campo com potenciais clientes.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/292Características do perfil empreendedor universitário: uma análise entre participantes e não participantes do movimento empresa júnior / Characteristics of the university entrepreneur profile an analysis between participants and non-participants in the...2025-02-26T13:54:34+00:00<p>O objetivo deste estudo é analisar as características do perfil empreendedor de<br>universitários considerando a participação ou não destes no Movimento Empresa Júnior<br>(MEJ). Para tanto, foi realizado um levantamento por meio da aplicação de um<br>questionário com oito dimensões relacionadas ao perfil empreendedor. Ao todo, foram<br>coletadas 98 respostas, que foram analisadas através do teste T para amostras<br>independentes. Os resultados indicam uma diferença de médias estatisticamente<br>significante (p<0,05) entre os grupos de participantes e não participantes do MEJ nas<br>dimensões Liderança e Necessidade de Poder, Capacidade de Inovar e Busca de<br>Oportunidade e Visão.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/293Análise de um processo de ensino e aprendizagem histórico-crítico em tempos de pandemia / Analysis of a historical-critical teaching and learning process in times of pandemic2025-02-26T13:56:43+00:00<p>O objetivo foi descrever a experiência de ensino de uma Prática Didática Comunitária<br>realizada por discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração<br>da Universidade Estadual de Maringá. Com o tema de curso marketing digital e ecommerce, foi realizado de forma remota no segundo semestre de 2020, momento de<br>Pandemia da Covid-19 e teve como público-alvo, estudantes de um Curso Técnico em<br>Administração da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. Sob os pressupostos<br>da Pedagogia Histórico-Crítica e de Metodologias Ativas, foram selecionadas<br>metodologias de ensino, recursos didáticos e tecnológicos que pudessem atender aos<br>desafios e problemáticas de aprendizagem dos estudantes em ensino remoto e pandêmico,<br>bem como, atividades práticas sob a perspectiva do negócio online por meio de<br>planejamento estratégico e de algumas ferramentas tecnológicas. Embora houve<br>aproveitamento por alguns estudantes, pode-se concluir que a Covid-19, a necessidade de<br>tecnologia e acesso à internet comprometeram a participação de estudantes.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/294 Desafios do gerente de projeto no gerenciamento de comunicação / Project manager challenges in communication management2025-02-26T13:59:07+00:00<p>No contexto de projetos o eficaz gerenciamento da comunicação desempenha um papel<br>crucial para o sucesso e eficiência das iniciativas. Este estudo investiga os desafios<br>enfrentados pelos gerentes de projetos na gestão da comunicação, focando em como essas<br>dificuldades podem impactar a execução e resultados de projetos. A pesquisa propõe que<br>estratégias eficazes de gerenciamento de comunicação, como o uso de ferramentas<br>apropriadas e uma cultura organizacional transparente e colaborativa, podem reduzir tais<br>desafios. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos,<br>livros-texto e documentos técnicos. Os resultados destacam a importância de modelos de<br>comunicação como o básico, interativo e transacional, além do modelo do PMBOK, para<br>melhorar a compreensão e a eficácia na transmissão de informações entre stakeholders.<br>A análise dos tipos de comunicação, como formal e informal, vertical e horizontal, e<br>sincrônica e assíncrona, oferece visão sobre como adaptar a estratégia de comunicação de<br>acordo com as necessidades do projeto. A contribuição deste estudo possibilita<br>recomendações práticas para melhorar o gerenciamento de comunicação em projetos,<br>enfatizando a transparência, escolha adequada de canais, feedback contínuo e a integração<br>eficiente de ferramentas digitais. Espera-se que este trabalho não apenas amplie o<br>conhecimento teórico, mas também proporcione diretrizes aplicáveis para profissionais e<br>acadêmicos interessados no campo do gerenciamento de projetos.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/295Variações do valor da empresa e desempenho financeiro das empresas de e-commerce no contexto da pandemia Covid-19 / Variations in company value and financial performance of e-commerce companies in the context of the Covid-19 pandemic2025-02-26T14:01:22+00:00<p>Este trabalho objetiva analisar a comparação de médias entre EVA, MVA, VALOR DE<br>MERCADO, ROE, ROA, ROIC, NOPAT e CAPITAL INVESTIDO, antes e durante o<br>período pandêmico, em 9 empresas de capital aberto na Bolsa de Valores do Brasil (B3),<br>pertencentes ao setor de e-commerce, entre os anos de 2018 à 2021. Para tal, foi realizada<br>uma pesquisa descritiva, explicativa, de abordagem quantitativa. Primeiramente foi feita<br>a análise individual das empresas selecionadas e posteriormente a análise comparativa<br>entre os anos. Concluiu-se então que, em geral, as empresas sofreram mudanças em<br>relação ao ano anterior, devido à instabilidade econômica e sanitária do país. Neste<br>contexto, este estudo contribui para o entendimento do impacto da Covid-19 no<br>desempenho econômico-financeiro das empresas estudadas e sugere-se para estudos<br>futuros, a análise do desempenho no contexto pós pandemia.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/296A universidade e o empreendedorismo: reflexões acerca dos mecanismos de apoio das instituições para formação e desenvolvimento de negócios inovadores / The university and entrepreneurship: reflections on institutional support mechanisms for the training..2025-02-26T14:07:09+00:00<p>Este trabalho tem como objetivo analisar de quais maneiras as universidades contribuem<br>para a formação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores. Utilizando como<br>modo de construção reflexiva o ensaio teórico, resgatamos as transformações recentes<br>pelas quais as universidades passaram e apontamos quais são as atuais configurações,<br>estruturas e processos existentes dentro destas instituições que contribuem no fomento ao<br>empreendedorismo de caráter inovativo. A conjuntura apresentada pelas instituições de<br>ensino e pesquisa configura-se como um ambiente transformacional aos empreendedores,<br>que encontram apoio para todas as fases de seus negócios. Do momento da validação da<br>ideia, perpassando a etapa de tração das atividades, até a fase de maturidade do<br>empreendimento, a universidade dispõe de estruturas e processos que solidificam ou<br>sustentam necessidades dos empreendimentos. Cabe destacar que a interlocução entre<br>universidade e empreendimentos inovadores não é um caminho de benefício apenas dos<br>empreendedores, a partir da reflexão realizada também ficam evidentes os frutos que a<br>instituição colhe através desse diálogo. A interação com o mundo do empreendedorismo<br>e da inovação torna-se uma forma de diferenciação das universidades diante da<br>competitividade no contexto educacional, trazendo valor para as instituições através do<br>contato com o cenário corporativo e um ambiente que favorece os estudantes na formação<br>de suas habilidades e acesso ao mercado de trabalho.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/297Transformação digital nas cooperativas de crédito: impactos e desafios no relacionamento com o associado / Digital transformation in credit cooperatives: impacts and challenges in the relationship with member2025-02-26T14:08:56+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral: “Identificar os impactos e desafios que a<br>transformação digital em cooperativas de crédito pode trazer para o relacionamento com<br>os associados”. Seus objetivos específicos são: Levantar quais são os impactos positivos<br>e negativos que a transformação digital em cooperativas de crédito pode trazer para o<br>relacionamento com os associados; Levantar quais são os desafios apresentados ou a<br>serem enfrentados que a transformação digital em cooperativas de crédito pode trazer para<br>o relacionamento com os associados; Analisar/avaliar quais são os impactos positivos e<br>negativos que a transformação digital em cooperativas de crédito pode trazer para o<br>relacionamento com os associados; Analisar/avaliar quais são os desafios apresentados<br>ou a serem enfrentados que a transformação digital em cooperativas de crédito traz ou<br>pode trazer para o relacionamento com os associados; Evidenciar quais são as tendências<br>de tecnologia em cooperativas de crédito. A metodologia é de natureza: qualitativa, nível:<br>exploratório, estratégia: estudo de três casos, processo de coleta de dados por meio de<br>entrevistas semiestruturadas e por fim, o processo de coleta de dados através de análise<br>de discurso. Os resultados obtidos revelam que a transformação digital nas cooperativas<br>de crédito proporciona resultados positivos, como a melhoria na eficiência do<br>atendimento e a ampliação do acesso aos serviços financeiros, ao mesmo tempo em que<br>também apresenta desafios significativos, como a resistência à mudança por parte de<br>associados e a necessidade de capacitação digital. Além disso, destaca-se a importância<br>de tendências tecnológicas, como o uso de plataformas digitais e análise de dados, para<br>fortalecer o relacionamento com os associados e promover a inclusão financeira.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/298Riscos da dependência digital (tecnológica) / Risks of digital dependence (technological)2025-02-26T14:10:33+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral: “Identificar os impactos/riscos/consequências da<br>dependência excessiva digital”. Seus objetivos específicos são: causas da dependência<br>tecnológica, impactos positivos comportamentais, físicos, sociais, mentais da<br>dependência tecnológica; impactos negativos comportamentais, físicos, sociais, mentais<br>da dependência tecnológica. A metodologia é quantitativa; nível descritivo; estratégia<br>survey ou enquete, processo de coleta de dados através de questionários, desenvolvimento<br>de pré-teste e processo de análise de dados através de estatística. Os resultados obtidos<br>são: as principais causas da dependência tecnológica: ansiedade e depressão. Os impactos<br>positivos são: facilidade e acesso à comunicação, informações precisas no momento<br>correto, distância sem limite, diminuição de despesas com deslocamento, bem-estar e<br>comodidade, relação com outras pessoas. E os impactos negativos são: possibilidade de<br>recebimento de informações erradas e falsas, diminuição da produtividade no trabalho,<br>déficit de atenção. Pode também causar problemas de relacionamento interpessoal, dores<br>de cabeça, cansaço, diminuição do convívio entre amigos e familiares, ausência de<br>atividade física, crises de ansiedade, problemas de visão, perda do foco e perda da<br>qualidade do sono.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/299Análise da influência dos riscos na duração de uma obra de pré-moldados / Analysis of the influence of risks on the duration of a precast work2025-02-26T14:12:21+00:00<p>Apesar do avanço na utilização da pré-moldagem, constata-se que diversos projetos não<br>avaçam como esperado devido a inúmeras incertezas que podem surgir ao longo de todo<br>o empreendimento. Uma das formas de tratar esses imprevistos é implementando o<br>gerenciamento de riscos, sendo o método proposto pelo PMBOK uma das maiores<br>referências no assunto. Este trabalho tem como finalidade analisar o emprego da<br>metodologia proposta pelo Project Management Institute (PMI) numa obra de prémoldados. Para tanto foi realizado um estudo de caso com dados coletados por meio de<br>documentos e entrevistas/ reuniões, em uma obra de execução de pré-moldados de<br>canaletas retangulares de concreto. As informações levantadas foram tratadas através do<br>programa @Risk, que se integra ao excel e realiza diversas iterações para executar a<br>simulação de Monte Carlo. Ao fim do trabalho, utilizou-se das simulações para calcular<br>previsões de novos cronogramas físicos e analisar quantitativamente o impacto dos riscos<br>no planejamento da obra, através da comparação com a duração efetiva da obra obtida<br>após seu término. Assim, foram realizadas três simulações, considerando: todos os riscos,<br>apenas os riscos de alta e média prioridade e outra a partir de riscos est-post facto da obra.<br>Observou-se nos resultados que, por meio das duas primeiras simulações, obteve-se um<br>aumento na duração prevista, quando comparado com o prazo final da obra. Na última<br>simulação, baseada nos riscos realmente ocorridos, houve uma grande diferença em<br>relação ao prazo executivo, uma vez que houve um tempo menor que o previsto<br>originalmente no cronograma.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/300Mapeamento das qualificações e ações recentes de ensino e fomento a internacionalização e o comércio exterior na Paraíba / Mapping qualifications and recent teaching actions and promotion of internationalization and foreign trade in Paraíba 2025-02-26T14:14:25+00:00<p>O presente trabalho é fruto de uma pesquisa8<br>de mapeamento de cursos de ensino,<br>qualificação e ações recentes em prol do comércio exterior e da internacionalização no<br>estado da Paraíba. O objetivo desse mapeamento foi compilar em uma lista as ações atuais<br>ou recentes em prol da qualificação e desenvolvimento do Comércio Exterior e da<br>internacionalização na e para a Paraíba e deixá-los acessíveis para a comunidade<br>acadêmica e demais interessados da área que buscam informações sobre o assunto, além<br>de adquirir um panorama geral de como o comércio exterior e a internacionalização vêm<br>se desenvolvendo no estado em tempos recentes. Quanto ao método utilizado, a pesquisa<br>foi qualitativa, pesquisa web e pesquisa telematizada. Foram compilados e categorizados<br>cursos de graduação, pós-graduação e capacitação, projetos de pesquisa e extensão,<br>empresas juniores, instituições de ensino atuantes, entidades relevantes na área e ações<br>recentes que têm relação com o comércio exterior e a internacionalização no estado da<br>Paraíba. Conclui-se que o fomento à internacionalização na Paraíba possui ações e<br>agentes atuantes na área, mas que ainda possui lacunas a serem preenchidas para a<br>construção de uma cultura exportadora no estado.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/301Empreendedorismo e empoderamento feminino: o caso das mulheres do ramo de beleza em São Felipe–BA / Entrepreneurship and female empowerment: the case of women in the beauty industry in São Felipe-BA2025-02-26T14:16:12+00:00<p>Este estudo analisa o empreendedorismo feminino no comércio de beleza em São Felipe<br>- Bahia, como mecanismo de independência econômica e empoderamento das mulheres.<br>O objetivo é identificar o perfil das empreendedoras, caracterizar suas atividades, as<br>práticas de gestão utilizadas e os elementos que contribuem para a independência e o<br>empoderamento feminino. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza entrevistas<br>semiestruturadas com mulheres empreendedoras do comércio de beleza, formais e<br>informais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo<br>de Minayo. O empreendedorismo contribuiu para a independência financeira das<br>mulheres, impulsionou o empoderamento das mulheres, tanto no crescimento pessoal e<br>profissional, como nas relações familiares e com clientes. Também se constatou que a<br>maioria das empreendedoras não possui conhecimentos formais de gestão, mas reconhece<br>a importância desses conhecimentos para o seu negócio. O estudo confirma que o<br>empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante para a independência<br>econômica e o empoderamento das mulheres. A pesquisa destaca a necessidade de cursos,<br>capacitações e associações que promovam novas reflexões sobre os negócios e o<br>empoderamento feminino.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/302Compras públicas e agricultura familiar: a operacionalização do programa nacional de alimentação escolar em municípios do recôncavo baiano / Public procurement and family agriculture: the operationalization of the national school feeding program in...2025-02-26T14:18:01+00:00<p>O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública importante<br>para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para o fortalecimento da<br>agricultura familiar, propiciando o desenvolvimento local para os municípios. Nessa<br>perspectiva, este estudo teve por objetivo geral analisar os entraves e os impactos<br>causados aos agricultores familiares diante a operacionalização do PNAE em municípios<br>da região intermediária de Santo Antônio de Jesus e a região imediata de Cruz das Almas,<br>pertencentes ao Território Identidade (TI) Recôncavo. Foram aplicados formulários a<br>agricultores familiares de três municípios do TI Recôncavo. Trata-se de uma pesquisa<br>descritiva, qualitativa e quanto ao procedimentos uma pesquisa documental e de campo.<br>Os resultados demonstram que política pública propicia aos agricultores melhorias em<br>suas condições de vida, principalmente por meio da renda gerada através da venda dos<br>alimentos, desencadeando outros aspectos positivos, como a produção, comercialização<br>e consumo de alimentos saudáveis. Notou-se também que o público fornecedor<br>participante da política está, em sua maioria, indivíduos com idade acima dos 40 anos,<br>demonstrando o envelhecimento do meio rural, e do sexo feminino, que atuam na forma<br>de agricultor individual, mesmo participando de grupos formais. Ademais, esta pesquisa<br>contribui para apontar a relevância da compra direta da agricultura familiar para<br>alimentação escolar e para chamar atenção quanto a necessidade de solucionar os entraves<br>existentes, propiciando uma maior adesão de agricultores a política.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/303Contribuições do cinema europeu: enfrentando o desconhecimento / Contributions of european cinema: facing unknowledge2025-02-26T14:20:04+00:00<p>A hegemonia de Hollywood – quer pela quantidade de obras produzidas, quer pelos<br>recursos existentes, quer pelas premiações do Oscar – é inegável. O artigo faz uma visão<br>panorâmica de importantes obras europeias – todas tendo sido objeto de artigos<br>acadêmicos, de uma Dissertação de Mestrado ou de livros focados no cinema. Tais<br>materiais foram buscados no Portal da CAPES e no Google Acadêmico. Cabe ressaltar<br>que a produção escandinava – em especial pelo papel de Ingmar Bergman – se encontra<br>notavelmente ausente aqui, por merecer um estudo à parte, e porque se fosse aqui<br>incluído, o artigo seria imenso. O estudo se fez necessário ante a constatação de que se<br>ignora a maior parte do que aqui se aponta, de modo que o cinema europeu é injustamente<br>desconhecido.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/304Análise das ações para promoção da educação financeira desenvolvidas por Universidades Estaduais do Paraná / Analysis of actions to promote financial education developed by Paraná State Universities2025-02-26T14:21:44+00:00<p>A educação financeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e<br>econômico, com o objetivo de reduzir o endividamento da população por meio do<br>aprimoramento de habilidades em planejamento financeiro, gestão de renda, poupança e<br>investimento. Nesse contexto, este artigo visa compreender as ações voltadas para a<br>promoção da Educação Financeira no âmbito da extensão universitária, utilizando uma<br>abordagem descritivo-qualitativa. Na coleta de dados, o projeto utiliza fontes primárias,<br>como um formulário (no qual foram obtidas 13 respostas), e fontes secundárias, como<br>pesquisas bibliográficas e documentais; essa abordagem permitiu identificar 27 projetos<br>e programas voltados à Educação Financeira nas Universidades Estaduais do Paraná. As<br>iniciativas universitárias buscam promover competências financeiras e incentivar<br>decisões econômicas mais conscientes, além de contribuir para o bem-estar financeiro da<br>comunidade e fomentar o desenvolvimento econômico local e regional, preparando os<br>indivíduos para os desafios do mercado. Esse vínculo entre a universidade e a sociedade<br>é de muita relevância, pois promove uma troca de conhecimento e feedback, resultando<br>na melhoria das ações e no fortalecimento da relação entre a academia e a comunidade na<br>qual está inserida.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/305Lei Geral de Proteção de Dados: a implantação de novos procedimentos no setor de departamento pessoal das empresas do município de Guaporé / General Data Protection Law: the implementation of new procedures in the personnel department sector of...2025-02-26T14:23:41+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral: “Identificar os novos procedimentos para o<br>departamento pessoal das empresas com a implantação da lei geral de proteção de dados”.<br>Seus objetivos específicos são: estudar as leis gerais de proteção de dados e sua aplicação<br>nas organizações; levantar quais são os novos procedimentos para o departamento pessoal<br>das empresas com a implantação da LGPD; aplicabilidade dos procedimentos da LGPD<br>ao setor de pessoal; benefícios para o setor de pessoal / empresas com a aplicação da<br>LGPD; dificuldades encontradas pelo setor de pessoal / empresas com a aplicação da<br>LGPD e criar recomendações às empresas sobre como gerir o impacto causado nos<br>ambientes de trabalho, a partir da lei geral de proteção de dados. A metodologia é de<br>natureza qualitativa, nível: exploratório, estratégia de estudo de multicasos. Os<br>participantes do estudo são gestores de recursos humanos de três empresas que estão<br>implantando ou que já implantaram os procedimentos relativos à lei geral de proteção de<br>dados para o setor de pessoal / pessoas. O processo de coleta de dados através de<br>entrevistas semiestruturadas e, por fim, processo de análise de dados por meio de análise<br>de discurso ou análise de conteúdo das entrevistas aplicadas. Os resultados obtidos são:<br>de forma comum as empresas revisaram seus procedimentos internos e fizeram<br>adaptações; afirmaram ter recebido treinamento desde que a lei foi implementada;<br>acreditam que a LGPD burocratizou as rotinas, mas têm ciência dos benefícios<br>provenientes da implementação da lei.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Empreendedorismo, Gestão e Negócios