http://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/issue/feedEmpreendedorismo, Gestão e Negócios2024-03-21T00:00:00+00:00Marcio Tadeu Girottiempgesneg@fatece.edu.brOpen Journal Systems<p>No mundo dos Negócios não é simplesmente os acordos, o lucro, o marketing, as relações, as metas e o próprio empreendedorismo que contam, mas também a comunicação. Nesse intuito, a Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios – Revista do Curso de Administração da FATECE – traz à comunidade acadêmica e ao público em geral, as produções técnico-científicas entre as mais variadas frentes de pesquisa em Gestão, bem como sobre os mais diversos assuntos no âmbito do empreendedorismo, da gestão e dos negócios. A Revista visa contribuir com a propagação da informação no âmbito da pesquisa acadêmico-científica, mas também leva em consideração o campo dos negócios com o intuito de informar as novas frentes de gestão, trazendo ao público as novidades e novas pesquisas da área. A Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios aceita artigos, resenhas, traduções e ensaios cumprindo com o seu caráter de Periódico Acadêmico. Com isso, a Revista visa a comunicação entre gestores e acadêmicos da área, contribuindo com a pesquisa e a informação.</p>http://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/217Análise da inteligência competitiva e vigilância tecnológica para o processo de transferência de tecnologias para o mercado / Competitive intelligence and technological surveillance analysis for the technology transfer process to the market2024-03-20T13:05:08+00:00<p>A alta dinamicidade do mundo mercadológico é claramente perceptível quando nós tratamos de inovação, informação e resultados, tais características que estão diretamente atreladas ao método de Inteligência Competitiva (IC) e também à Vigilância Tecnológica (VT), que por sua vez permitem tomadas de decisões mais estratégicas por meio de análise de dados, informações e conhecimentos que colaboram para a vantagem competitiva das organizações com foco no seguimento tecnológico, bem como o processo de Transferência de Tecnologia (TT), o qual busca a comercialização de tecnologias, resultantes de pesquisa e conhecimento técnico, a fim de atender e transferir conhecimento para o mercado. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo<br>analisar de que maneira a Inteligência Competitiva junto à Vigilância Tecnológica pode contribuir para o processo de Transferência de Tecnologia, por meio de uma revisão bibliográfica dos estudos realizados prioritariamente entre os anos de 2012 à 2022 sobre o tema, por se tratar de assuntos emergentes no âmbito organizacional e principalmente de Instituições de Ciência e Tecnologia.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/218Revisão sistemática da literatura: apontamentos recentes acerca da educação para o empreendedorismo sustentável / Systematic literature review: recent notes on education for sustainable entrepreneurship2024-03-20T13:31:19+00:00<p>Mediante a crescente relevância prática e consequente abordagem do empreendedorismo<br>sustentável no âmbito acadêmico, objetivou-se com presente artigo compreender em que<br>estado encontram-se as produções científicas acerca da concepção do empreendedorismo<br>sustentável no contexto educacional em termos de como o pensamento empreendedor<br>voltado para a sustentabilidade tem sido suscitado nas instituições de ensino superior nos<br>últimos anos. Para isso realizou-se uma revisão sistemática de literatura visando entender<br>sobre quais perspectivas as pesquisas tratavam.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/219Empreendedorismo feminino: estudo das características empreeendedoras das mulheres de Barbacena-MG / Female entrepreneurship: study of the entrepreneurial characteristics of women of Barbacena-MG2024-03-20T13:46:02+00:00<p>A pesquisa trata da temática de empreendedorismo feminino e sua aplicabilidade no<br>modus vivendi das mulheres empreendedoras de Barbacena –MG evidenciando quais<br>significados atribuem à sua prática que resulta em sua inclusão/exclusão social. A revisão<br>bibliográfica e a aplicação de 13 questionários aportados com o uso de entrevistas<br>tornaram-se o alicerce deste ensaio. A análise, aportada nas temáticas de<br>Empreendedorismo e Empreendedorismo Feminino ofertou mapear uma polissemia de<br>representações das pesquisadas acerca da sua inserção neste nicho de mercado,<br>notadamente percebido na literatura como instrumento de escape das incertezas/crises e<br>de evidência em decorrência do processo de feminização do trabalho. O estudo conclui<br>que as protagonistas atribuem múltiplos significados a sua atuação neste contexto, ora<br>como ferramenta de reconhecimento social ora como meio de ingresso ao trabalho e<br>renda, instrumento comumente apontado como fator de autonomia e reconhecimento<br>social.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/220Estudo bibliométrico sobre a produção científica na área de Gestão Sustentável de Recursos Humanos e Gestão Verde de Recursos Humanos: uma análise a partir da base de dados Web of Science. / Bibliometric study on scientific production in the area of Sust2024-03-20T13:50:32+00:00<p>O aumento da poluição ambiental e a preocupação pela preservação do meio ambiente<br>resultaram em políticas ambientais e pressões para que as empresas apresentassem atitude<br>ética ante as questões ambientais e sociais. Nesse contexto, modelos de Gestão de<br>Recursos Humanos surgiram apontando a importância da área em gerir organizações<br>sustentavelmente. Apesar de representativa produção científica, ainda é uma temática em<br>desenvolvimento, necessitando de maior conhecimento e visibilidade dos autores e das<br>discussões já apresentadas. Diante disso, tem-se como objetivo realizar uma Análise<br>Bibliométrica sobre Gestão Sustentável de Recursos Humanos e Gestão Verde de<br>Recursos Humanos, em 77 artigos obtidos da base de dados Web of Science (WoS). A<br>análise, utilizando os resultados do WoS e dos softwares CitNet e Vosviewer, indicam<br>como base originária os estudos de três autores Jackson, Jaccobs e Renwick a partir de<br>2011. Apresenta-se a Rede de Citações e Autores, publicações mais relevantes, clusters<br>e impacto.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/221Medidas de inovação e avaliação da produtividade das micro e pequenas empresas – MPES do triângulo mineiro sob a perspectiva do programa Brasil mais / Innovation measures and productivity assessment of small and medium enterprises – SMES of the triângulo 2024-03-20T13:56:47+00:00<p>Este estudo objetiva avaliar a relação entre as dimensões do radar da inovação e a<br>produtividade das micro e pequenas empresas da região Triângulo Mineiro, participantes<br>do Programa Brasil Mais do biênio 2021-2022. A partir de uma abordagem descritiva e<br>pesquisa de campo realizada pelos Agentes Locais de Inovação – ALI, realizou-se análise<br>quantitativa por meio do relatório obtido com os resultados do instrumento Radar da<br>Inovação e Indicador de Produtividade do Sebrae (2020), em 181 empresas concluintes<br>dos Ciclos 1 e 2 do Programa, na mensuração inicial (T0) e 165 na mensuração final (Tf),<br>sendo a base de dados do estudo de ordem secundária. Como principais resultados,<br>identificou-se correlação moderada entre as medidas não financeiras (radar da inovação)<br>e correlação fraca na avaliação do impacto da inovação na produtividade, o que expressa<br>algumas lacunas sobre a mensuração da inovação nas MPEs.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/222Logística de compras de computadores novos versus upgrade: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior / Logistics of purchasing new computers versus upgrades: a case study in a federal institution of higher education2024-03-20T13:59:42+00:00<p>Objetivo: comparar os gastos em computadores de uma subunidade administrativa em<br>uma universidade pública em relação a comparação de novas aquisições de computadores<br>versus upgrade de equipamentos em uso por meio do melhor direcionamento de<br>numerários em períodos de redução orçamentária. Metodologia: o trabalho surge da<br>necessidade de equalização de custos no setor de orçamento por meio do<br>acompanhamento das demandas e problemas presenciados nesse período. Essa pesquisa<br>é qualitativa e quantitativa, em forma de estudo de caso realizado em uma unidade de<br>uma instituição pública de ensino superior no qual serão adotados os procedimentos de<br>observação, análise de documentos e do sistema de controle do setor quanto as novas<br>aquisições e comparativo com as manutenções e upgrades do setor de informática, para<br>que se analise a economicidade na tomada de decisão entre essas opções. Resultados: O<br>período analisado foi do primeiro semestre de 2016 até o primeiro semestre de 2022. Os<br>dados coletados foram processados, analisados e comparados em tabelas gerando gráficos<br>de resultados. Nesse ínterim, foi possível verificar a necessidade de melhor planejamento<br>e comunicação entre o setor de orçamento e as respectivas unidades que possibilitem o<br>uso sustentável e racional do recurso. Conclusão: Desse modo, a pesquisa no modo<br>comparativo, evidenciou o uso racional de recursos públicos viabilizando a tomada de<br>decisões em um cenário de escassez dos numerários, criando um modelo de gestão dos<br>recursos públicos. Permitindo que se possa atender mais demandas com menor valor<br>financeiro</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/223Produção de cafés especiais no Paraná: um estudo a partir da visão baseada em recursos (VBR) / Production of special coffee in Paraná: a study from the resource-based view (RBV)2024-03-20T14:02:44+00:00<p>Este artigo teve como objetivo compreender como os recursos dos produtores rurais<br>podem influenciar na escolha por produzir cafés especiais no estado do Paraná. Para tanto,<br>utilizou-se a metodologia Multicritério em Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), a<br>fim de construir um modelo que permita apoiar o processo decisório dos produtores, na<br>escolha em produzir cafés especiais. Como aporte teórico, empregou-se a Visão Baseada<br>em Recursos (VBR), a qual forneceu base para a construção do modelo, quanto aos<br>recursos considerados. O modelo abrange três pontos de vistas fundamentais: recursos<br>físicos, humanos e organizacionais. De forma a possibilitar a mensuração desses PVF<br>foram elaborados descritores. Os resultados indicam que todos os pontos mapeados<br>ficaram em nível aceitável para os produtores. Não tendo nenhum ponto com desempenho<br>abaixo do aceitável para a produção de cafés especiais. Assim, fica evidente que os<br>produtores considerados no estudo podem embasar sua escolha no modelo construído, de<br>forma a mostrar que eles podem produzir cafés especiais e por ventura obter vantagem<br>competitiva, a partir dos recursos que utilizam. Portanto, o modelo construído fornece<br>base para a tomada de decisão do cafeicultor.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/224Gestão por indicadores: implicação na produtividade de clinicas médicas do Vale do Açu / Management by indicators: implication on the roductivity of medical clinics in Vale do Açu2024-03-20T14:11:20+00:00<p>O objetivo deste trabalho é analisar o uso da gestão por indicadores em clínicas do Vale<br>do Açu, observando as principais atribuições para tais empresas. Demonstrar a<br>essencialidade das clínicas terem os indicadores chaves de desempenho para uma<br>avaliação sistêmica; expor a importância do estabelecimento de metas que sejam –<br>Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, relevantes e Temporizados; mostrar<br>monitoramento, como ferramenta para organização de informações importantes, de<br>maneira que os dados se tornem informações estratégicas e coordenam as ações<br>específicas. Através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a visita in loco<br>nas empresas do segmento e aplicação do radar da inovação inicial e final. Com o<br>acompanhamento, o desenvolvimento da dimensão Gestão por Indicadores nas empresas<br>estudadas ainda é bastante limitado e, em alguns pontos, quase inexistente, seja pela falta<br>de conhecimento técnico ou falta de comprometimento por parte dos gestores. Assim se<br>enquadrando em empresas em transição.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/225Educação financeira e empreendedorismo em comunidades terapêuticas de Maringá-PR / Financial education and entrepreneurship in therapeutic communities of Maringá-PR2024-03-20T14:15:54+00:00<p>Este artigo tem como objetivo de analisar a educação e inclusão financeira em<br>Comunidades Terapêuticas e de como um tema que está em expansão tem sido de<br>destacada importância nos meios acadêmicos e no debate sobre políticas públicas. Desta<br>forma, a inclusão financeira por meio de bancarização, acesso ao crédito e demais<br>serviços financeiros, educação financeira e empreendedorismo são instrumentos que<br>podem proporcionar melhorias na qualidade de vida de pessoas de baixa renda ou em<br>situações de vulnerabilidade, como as pessoas que estão acolhidas nas Comunidades,<br>contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável.<br>Talvez, por meio do empreendedorismo, da absorção de conhecimentos sobre educação<br>financeira e do auxílio do microcrédito, esses indivíduos possam ter destinos diferentes e<br>melhores quando saírem da casa de apoio, ou seja, possam ser reinseridos no mercado de<br>trabalho e socialmente. Desta forma, é fundamental analisar habilidades e capacidades<br>que podem ser desenvolvidas nos acolhidos, no intuito de que eles deixem as<br>comunidades com a perspectiva de uma vida melhor, seja de benefício pessoal ou para a<br>abertura de um negócio que lhes concedam uma vida digna e próspera.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/226A importância do empreendedorismo e da educação financeira em micro e pequenas empresas / The importance of entrepreneurship and financial education in micro and small businesses2024-03-20T14:18:41+00:00<p>O presente projeto abordou a educação financeira e o empreendedorismo como<br>ferramentas que podem proporcionar melhoria no desenvolvimento de micro e pequenas<br>empresas. O empreendedorismo pode ser visto como o processo de identificação de novas<br>oportunidades de negócios e de inovação. Já educação financeira, não menos importante,<br>é vista como o processo consciente de tomada de decisão com relação ao consumo<br>associado a renda, investimentos e financiamentos, seja na vida pessoal ou de<br>empreendimentos. Assim, diante da importância desses temas para os pequenos negócios,<br>esse estudo teve como objetivo analisar a educação financeira e o empreendedorismo em<br>micro e pequenas empresas conduzidas por mulheres empreendedoras. O estudo pôde ser<br>caracterizado de caráter descritivo com abordagem qualitativa-quantitativa, sendo<br>utilizada para a coleta de dados fontes secundárias, por meio da pesquisa bibliográfica e<br>documental, e fontes primárias com aplicação de questionários. Os dados foram<br>analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo, e de forma quantitativa,<br>com o uso de estatística descritiva. Foi possível perceber que a educação financeira<br>pessoal se reflete na gestão financeira dos pequenos empreendimentos. Ou seja, quando<br>o indivíduo é educado financeiramente esse conhecimento é levado para a gestão<br>financeira do seu empreendimento, trazendo resultados positivos para o negócio.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/227Método para a medição da capacidade de internacionalização das organizações: o caso das empresas paraibanas / Method for measuring the internationalization capacity of Paraíba companies2024-03-20T14:24:19+00:00<p>Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas durante a vigência do projeto de iniciação científica “Medição da Capacidade de Internacionalização das Empresas Paraibanas”, que perdurou por dois anos e teve diversos bolsistas voluntários, e alguns com bolsa, envolvidos. A questãoproblema foi: “Como está a capacidade de internacionalização das empresas paraibanas e o que é necessário para que esse processo ocorra com eficácia?”. O objetivo central foi a identificação das capacidades e limitações dos negócios localizados dentro do estado paraibano, em relação a sua proximidade com comércio exterior, como atos de exportação e importação, caracterizando assim seu entrelaçamento com práticas de internacionalização. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo. A de campo foi feita através de ferramentas online para aplicação de questionário visando a coleta dos dados. Portanto, teve como base a pesquisa de caráter quali-quantitativa, favorecendo-se pelo uso de dados primários e secundários para fazer suas análises. O questionário desenvolvido foi aplicado de forma online, com perguntas objetivas, através<br>do sistema estilo SERVQUAL que classifica as perguntas de 1 a 7, a fim de quantificar<br>os dados coletados, com o intuito de compreender a área de atuação e o processo<br>organizacional desses negócios. As amostras da pesquisa foram coletadas durante esses<br>dois anos de pesquisa e trouxeram algumas indicações relevantes. Segundo dados oficiais<br>(Ministério da Economia, 2021), a Paraíba está entre os estados brasileiros menos<br>internacionalizados, em termos de empresas privadas, principalmente na exportação.<br>A análise foi feita após aplicar o questionário que permitiu um diagnóstico das empresas<br>e que mostrou o seu nível de internacionalização, os pontos que faltam para que esse<br>processo seja realizado de forma eficiente e como se organizam as empresas que já atuam<br>no cenário internacional. Para isto, o projeto teve como intuito abarcar os diversos<br>âmbitos-base do comércio exterior, e, por ser interdisciplinar, contemplou 4 alguns dos<br>principais pilares da gestão na área, a saber: Logística, Gestão, Financeiro e Marketing.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/228Empreendedorismo feminino jovem: um estudo de caso realizado na CDL jovem de Viçosa-MG / Young female entrepreneurship a case study carried out at CDL jovem in the city of Viçosa-MG2024-03-20T14:50:11+00:00<p>O empreendedorismo feminino vem se destacando no cenário mundial e impulsionando<br>a economia de forma geral. Com isso, este estudo buscou evidenciar o empreendedorismo<br>feminino Jovem, um estudo de caso realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas na cidade<br>de Viçosa, tendo como objetivo identificar o fator motivacional para abertura do próprio<br>negócio e as dificuldades e desafios da gestão. A pesquisa é de natureza qualitativa<br>exploratória, composta de entrevista estruturada. Verificou-se que, por serem jovens<br>empreendedoras, enfrentaram desafios de gestão e buscaram na CDL Jovem de Viçosa<br>parcerias, conhecimentos gerenciais, fatores principais para desenvoltura do seu<br>empreendimento, e com isso conseguem manter bons resultados dos seus negócios.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/229Apoio automatizado para combater o crunch na indústria de jogos digitais / Automated support to combat crunch in the digital games industry2024-03-20T14:56:09+00:00<p>O projeto de jogos digitais possui especificidades que o diferencia substancialmente da<br>construção de software tradicional. Como consequência, para superar os diferentes<br>desafios encontrados durante o processo de desenvolvimento, é comum a adoção de uma<br>jornada de trabalho excessiva, muitas vezes não remunerada, denominada crunch. Tal<br>prática traz consequências negativas tanto para a integridade e saúde da equipe de<br>desenvolvimento, quanto para a qualidade do projeto resultante. Além disso, a empresa<br>também é impactada negativamente pelo crunch, pois a tendência das pessoas que são<br>submetidas ao crunch é buscar uma recolocação no mercado, ou seja, muitas vezes optam<br>por não continuar naquela organização devido às dificuldades enfrentadas durante o<br>período de crunch. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo contribuir<br>para as gestões de escopo e de recursos humanos durante o desenvolvimento de projetos<br>de jogos digitais, com o intuito de evitar a ocorrência do crunch. Para isso, primeiramente<br>foi realizada uma análise da literatura referente ao desenvolvimento de jogos, mais<br>especificamente sobre como as gestões de escopo e de recursos impactam negativamente<br>um projeto quando feitas de forma precária e como isso leva ao crunch. A partir disso,<br>foi desenvolvido um software denominado GameJect para auxiliar gerentes de projeto e<br>desenvolvedores à melhor acompanharem a construção de um jogo digital, por meio do<br>monitoramento de possíveis problemas. O software foi avaliado por um grupo seleto de<br>desenvolvedores que atuam na indústria de jogos, os quais atestaram sua contribuição<br>para o aprimoramento da gestão de projetos de jogos.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/230Análise estratégica de uma biofábrica de orquídeas para produção massiva / Strategic analysis of an orchid biofactory for mass 2024-03-20T14:58:39+00:00<p>O presente trabalho é uma análise estratégica para expansão da produção de uma<br>biofábrica de orquídeas, elaborada a partir do desenvolvimento de protocolos próprios de<br>técnicas in vitro para produção de mudas. Consiste em um estudo de caso, descritivo e<br>exploratório de caráter qualitativo realizado por meio da coleta documental de dados da<br>empresa estudada. A partir da utilização da matriz SWOT e da ferramenta 5W2H o estudo<br>reitera a importância de um planejamento estratégico para que ocorra mudanças<br>promissoras refletindo a expansão futura do negócio.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/231Estado da arte do método crossfit: uma revisão sistemática da literatura sobre a gestão esportiva dos boxes no Brasil / State of the art of the crossfit method: a systematic review of the literature on the sports management of boxes in Brazil2024-03-20T15:02:20+00:00<p>O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a<br>produção do conhecimento da gestão esportiva dos boxes de CrossFit no Brasil, em um<br>recorte temporal de 2017a 2021. Atualmente no ambiente mercadológico que está<br>inserida a referida modalidade em território nacional, existem os boxes que são<br>registrados e filiados a marca, aqueles que seus proprietários pagam pelo seu<br>licenciamento. Em paralelo se percebe uma proliferação de boxes não registrados que<br>utilizam a metodologia do programa sem o pagamento da licença para utilização da<br>marca. No que se refere ás questões comerciais, o método CrossFit, se trata de uma marca<br>registrada e patenteada. Para exploração da marca, os estabelecimentos precisam se<br>credenciar para oferecer aos consumidores toda estrutura física (boxes e acessórios para<br>o treinamento), recursos humanos (coaches-assim que são nomeados os professores que<br>trabalham com o método) e a metodologia própria do treinamento. Para condução desta<br>pesquisa, foram utilizadas as recomendações do método PRISMA, através das bases de<br>dados (Google Acadêmico e Scielo) a partir dos descritores “Boxes de CrossFit”, “G</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/232Análise dos principais requisitos contratuais utilizados por uma empresa integradora / Analysis of the main contractual requirements used by an integrating company2024-03-20T15:07:24+00:00<p>A forma mais tradicional de se regular as relações estabelecidas, de uma subcontratação,<br>é por meio de contratos, que incluam critérios a serem cumpridos pelas partes (contratante<br>e contratada), além de fornecer informações relacionadas às condições gerais da<br>contratação, como prazos, valores e as garantias envolvidas. Entretanto, essa<br>formalização necessita de um acompanhamento que garanta o cumprimento adequado do<br>que foi acordado contratualmente, a fim de assegurar que essa estratégia alcance os<br>objetivos propostos nesse documento. O objetivo deste trabalho é analisar os principais<br>requisitos contratuais que são acompanhados, por uma empresa integradora atuante no<br>Espírito Santo, durante a execução da etapa de acabamento de uma obra industrial,<br>verificando como é feito tal acompanhamento. Para a pesquisa foi desenvolvido um<br>estudo de caso, em uma obra de um edifício industrial corporativo, submetendo-se a uma<br>criteriosa análise de documentos que fossem relevantes para o trabalho e por meio da<br>aplicação de entrevistas semiestruturadas, conhecer e analisar os principais requisitos<br>contratuais adotados na obra. Os dados coletados mostraram a importância e a<br>necessidade do estabelecimento de requisitos em um contrato, concluindo-se que se<br>fazem necessários a determinação prévia de métodos a serem utilizados na supervisão do<br>cumprimento de requisitos, a inserção de um plano estratégico para a realização desse<br>acompanhamento, além da constatação da existência de relações entre os requisitos<br>analisados.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/233Vivalab: laboratório colaborativo de design de moda e empreendedorismo / Vivalab: collaborative fashion design and entrepreneurship laboratory 2024-03-20T15:10:08+00:00<p>O artigo apresenta a pesquisa "VIVALAB - Laboratório Colaborativo de Design de Moda<br>e Empreendedorismo". O objetivo geral da investigação foi estruturar diretrizes para a<br>definição de funcionamento e condução das atividades de um laboratório colaborativo de<br>design de moda, que suporte práticas colaborativas provenientes de demandas de mercado<br>entre acadêmicos do curso de design, artesãos e profissionais autônomos. A pesquisa<br>classificou-se como aplicada, exploratória, bibliográfica e qualitativa. A metodologia<br>desdobrou-se por meio da metodologia Double Diamond, tendo em vista conceitos de<br>Design Thinking. O principal resultado alcançado referiu-se à definição de diretrizes para<br>a estruturação um laboratório que suporte práticas de geração de renda para profissionais<br>autônomos e artesãos. Os resultados secundários referiram-se ao apoio de atividades<br>necessárias para as marcas iniciantes e maior inserção dos acadêmicos em atividades<br>práticas profissionalizantes, aplicando conhecimentos adquiridos na graduação, em<br>especial, do curso de design.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/234Gestão de almoxarifado no setor público: um estudo no município de Sapeaçu, Bahia / Warehouse manegement on public servisse: a study in the municipality of Sapeaçu, Bahia2024-03-20T15:12:35+00:00<p>A implementação da gestão de almoxarifado no setor público possui marcos normativos<br>e apresenta pressupostos de controle de materiais e economicidade de recursos. Porém,<br>ainda é baixa a maturidade da gestão de materiais nas entidades públicas, sobretudo nos<br>pequenos municípios, geralmente ocasionada pela falta de conhecimento dos gestores e<br>das ferramentas da área. Desta forma, este trabalho objetivou avaliar a Gestão de<br>Almoxarifado do Município de Sapeaçu-BA. Realizou-se um estudo descritivo, de caráter<br>qualitativo, com estudo de caso no Almoxarifado Central do poder executivo do<br>Município estudado. A coleta de dados se deu por observação sistemática, análise<br>documental e aplicação de questionários aos servidores responsáveis pela gestão<br>operacional e estratégica de materiais no Município. A pesquisa demonstrou que, de<br>modo geral, a estrutura do Almoxarifado, nos aspectos físicos, técnicos e tecnológicos, é<br>básica e incipiente. As principais fragilidades identificadas foram: falta de capacitação<br>dos servidores que atuam na área, layout de ambiente e armazenagem inadequados,<br>descumprimento de normas de segurança do trabalho, comunicação falha entre o<br>almoxarifado central e os setoriais, ausência de técnicas de controle de estoque, falta de<br>sistemas informatizados e ausência de elaboração de relatórios gerenciais. Tais<br>fragilidades apontam para a necessidade de aperfeiçoamento do controle de material,<br>principalmente se for considerado que a despesa com material de consumo no exercício<br>de 2022 compreendeu 15% do valor da receita arrecadada no mesmo ano. Os dados<br>apresentados sugerem a adoção de ações que promovam a implementação efetiva de<br>práticas de Gestão de Almoxarifado no Município de Sapeaçu-BA.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/235Trajetórias profissionais e desafios de carreira de egressos de cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração / Professional trajectories and career challenges of graduates from stricto sensu postgraduate programs in Management2024-03-20T15:15:40+00:00<p>O objetivo da presente pesquisa consistiu em identificar e analisar as oportunidades e<br>possibilidades de carreira, bem como suas dificuldades e desafios de egressos de cursos<br>de pós-graduação stricto sensu em Administração. A pesquisa possui caráter exploratório<br>e de natureza qualitativa. Foi realizada uma revisão da literatura acerca do tema da<br>carreira e trajetórias profissionais, bem como sobre artigos que abordassem a carreira<br>docente e seus desafios. Também conta com uma coleta de dados em sites de vagas de<br>emprego e uma pesquisa documental de editais, leis e site de sindicatos acerca da docência<br>superior. Foi realizada uma análise crítica dos dados coletados. Dentre as possibilidades<br>de carreira, foram identificadas duas oportunidades mais gerais: a carreira acadêmica e a<br>carreira empresarial. A primeira com atuações no ensino presencial e/ou EaD. A segunda<br>subdividindo-se na atuação no setor público ou no setor privado. Dentro dessas<br>subcategorias, foram encontradas outras possibilidades de carreira mais específicas.<br>Também foram mencionados os casos de transição de carreira. Como desafios e<br>dificuldades estão: a possibilidade do desemprego, ações para evitá-lo, a uberização do<br>trabalho docente, a baixa remuneração, a diversidade de trabalhos sem garantias<br>trabalhistas, especialmente no EaD, questões específicas de professores temporários e/ou<br>substitutos nas universidades públicas. A influência do momento político-econômico<br>também é considerada. Uma reflexão crítica deste cenário é apresentada na análise e nas<br>considerações finais deste trabalho.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/236Estratégias de marketing de lugares: a percepção dos moradores de uma pequena cidade do estado do Rio Grande do Sul – RS / Marketing strategies for places: residents' perception in a small town in the state of Rio Grande do Sul – RS2024-03-20T15:18:00+00:00<p>As menores cidades são a maioria no Brasil e geralmente carecem de estudos e de<br>pesquisas que possam trazer contribuições para o desenvolvimento social e econômico<br>desses locais. Nesta direção, este trabalho aduz como objetivo analisar as principais<br>percepções dos moradores em relação marketing de lugares, compreendendo as<br>estratégias de marketing de atração, de infraestrutura, de pessoas e de imagem para um<br>município de baixa densidade demográfica. A metodologia do estudo é composta por uma<br>pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma<br>pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de<br>um questionário para uma amostra de 380 residentes. O processo de análise e<br>interpretação dos dados quantitativos se deu através da parte matemática e estatística. Nos<br>resultados, observou-se percepções dos residentes predominantemente positiva em<br>relação as estratégias de marketing de lugares. Porém, algumas situações identificadas na<br>pesquisa, merecem atenção do poder pública para melhor posicionar estrategicamente o<br>município, em nível local e regional.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/237A importância do recrutamento e seleção para as empresas de pequeno e médio porte / The importance of recruitment and selection for small and medium-sized companies2024-03-20T15:19:58+00:00<p>Este trabalho tem como objetivo geral “identificar a importância do recrutamento e<br>seleção para as empresas de pequeno e médio porte”. Seus objetivos específicos são:<br>estudar a ferramenta de recrutamento e seleção de pessoas; identificar empresas de<br>pequeno e médio porte que utilizam a ferramenta; levantar<br>benefícios/relevância/importância da sua adoção; levantar possíveis impactos negativos<br>na sua aplicação e por fim, criar recomendações às empresas de pequeno e médio porte,<br>sobre os benefícios/relevância/importância da adoção da ferramenta de recrutamento e<br>seleção de pessoas. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, nível exploratório<br>e estratégia de estudo de caso. Os resultados das pesquisas revelam os benefícios da<br>ferramenta, como atrair sangue novo para a organização, habilidades e expectativas.<br>Ainda, reduzir o índice de turnover, melhorar o clima organizacional, aumentar a<br>produtividade, diminuir os custos com demissões e novas contratações, atrair<br>profissionais qualificados, possibilitar a entrada de novas ideias e gerar economia ao setor<br>de Recursos Humanos. Sobre os impactos negativos; depois de treinar a empresa corre o<br>risco de perder o funcionário, se o recrutamento não for bem-feito poderá atrair<br>candidatos mal preparados e podem gerar custos financeiros as empresas.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/238Conflitos em condomínios / Conflicts in condominiums2024-03-20T15:22:08+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral identificar quais os conflitos mais frequentes<br>existentes na relação entre moradores de condomínios e quais são as soluções cabíveis.<br>Objetivosespecíficos estão definidos como: o que é condomínio; legislações / convenção<br>de condomínio e regimento interno / assembleias; o que são os conflitos em condomínios;<br>quais os conflitos existentes; quais são os tipos de mediações existentes; o papel do<br>síndico em um condomínio. Utiliza-se o método de natureza qualitativa de nível<br>exploratório com estudo qualitativo básico ou genérico e o método de natureza<br>quantitativa de nível descritivo, o método de estratégia aplicado foi o survey. Os<br>participantes dos estudos são os moradores e os síndicos de quatro Edifícios situados no<br>estado do Rio Grande do Sul. O processo da coleta de dados dá-se através de entrevistas<br>semiestruturadas com a análise de discurso e pela elaboração de tabelas e gráficos. Os<br>resultados obtidos a partir da aplicação das pesquisas foram: o conflito mais existente é à<br>sujeira nas áreas de uso comum; o papel do síndico está em ajudar na conciliação; às<br>mediações referem-se ao auxílio do síndico ou de um terceiro (mediador), aplicações de<br>advertências, punições e multas.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/239O egresso de administração e as mudanças no mercado de trabalho / Administration leaves and changes in the labor market2024-03-20T15:34:49+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral identificar se o egresso de administração da<br>Universidade “X” localizada no estado do Rio Grande do Sul, formado no período de<br>2018 a 2021, está preparado para as mudanças tecnológicas do mercado de trabalho. Os<br>objetivos específicos estão definidos como: levantar em que aspectos tecnológicos os<br>egressos estão preparados; levantar em que aspectos tecnológicos os egressos não estão<br>preparados e criar recomendações aos egressos sobre os requisitos importantes parao<br>destaque a nível profissional na área de gestão. Trata-se de uma pesquisa de natureza<br>quantitativa, de nível descritivo e estratégia survey. A população corresponde a todos os<br>egressos de administração da Universidade “X”, formados no período de 2018 a 2021. E<br>a amostra refere-se aos egressos que responderam à pesquisa. O processo de coleta de<br>dados ocorre através de um questionário e a análise de dados através da elaboração de<br>tabelas e gráficos. Comoprincipais resultados identificam-se que os egressos possuem<br>habilidades como: iniciativa, criatividade, determinação e abertura às mudanças. Com um<br>perfil voltado a adaptação às transformações. Porém, algumas competências técnicas,<br>como o usode mídias digitais e de ferramentas no âmbito empresarial necessitam de<br>aprimoramento.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/240A importância da ferramenta de plano de carreira para as empresas de pequeno e médio porte / The importance of the career plan tool for small and medium-sized companies2024-03-20T15:40:02+00:00<p>Esta pesquisa tem o objetivo geral de identificar a importância da adoção da ferramenta<br>de plano de carreira para as empresas de pequeno e médio porte. Seus objetivos<br>específicos são: estudar a ferramenta de plano de carreira; identificar empresas de<br>pequeno e médio porte que utilizam a ferramenta de plano de carreira; levantar seus<br>benefícios/relevância/importância; levantar possíveis impactos negativos na sua adoção<br>e criar recomendações às empresas de pequeno e médio porte, sobre os<br>benefícios/relevância/importância da adoção da ferramenta de plano de carreira. A<br>metodologia utilizada é de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de estudo<br>de caso, definição de participantes do estudo, processo de coleta de dados através de<br>entrevistas semiestruturadas e processo de análise de dados por meio de análise de<br>discurso. Os resultados obtidos são: com a adoção da ferramenta plano de carreira os<br>indivíduos são motivados a permanecer na organização, e buscam aprimorar suas<br>habilidades, uma vez que sentem responsabilidade maior para com o trabalho<br>desenvolvido e para com seu futuro dentro da organização, o que gera melhores resultados<br>para a empresa. Por outro lado, se executado de maneira equivocada, pode gerar<br>desconforto, e perda da motivação por parte do colaborador, o que reflete diretamente na<br>qualidade do trabalho e nos resultados para a empresa.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/241A relação entre liderança e a motivação dos profissionais / The relationship between leadership and professional motivation2024-03-20T15:43:03+00:00<p>Este estudo tem como objetivo geral, “identificar a relação entre liderança e a motivação<br>dos profissionais”. Seus objetivos específicos são: levantar a importância da liderança no<br>trabalho; elencar e analisar os estilos de liderança que mais geram motivação no ambiente<br>de trabalho; pesquisar os estilos de liderança que existem na empresa alvo deste estudo;<br>pesquisar junto aos funcionários do supermercado, qual é a relação que existe entre<br>liderança e motivação no trabalho; e criar recomendações aos gestores e empresas sobre<br>liderança e motivação no trabalho. A metodologia é de natureza: quantitativa, nível:<br>descritivo, estratégia: survey, população e amostra definidas em termos de funcionários<br>de um supermercado localizado na Serra Gaúcha. Também, com aplicação de pré-teste,<br>processo de coleta de dados através do instrumento de questionários e processo de análise<br>de dados por meio estatístico. Os resultados obtidos com o estudo identificam níveis<br>elevados de motivação pelos funcionários e é significativa a quantidade de respondentes<br>que classificam como boa e ótima a forma de administrar dos gestores pertencentes à<br>empresa alvo do estudo.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/242Treinamento de equipes: elaboração de um modelo para vendas de máquinas operatrizes / Team training: preparation of a model for sales of machine tools2024-03-20T15:45:45+00:00<p>Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de auxiliar empresas de vendas de máquinas<br>de usinagem, do segmento metalmecânico, a desenvolver seus manuais de treinamentos<br>para equipes de vendas, considerando as especificidades do setor, através de pesquisa de<br>natureza aplicada, abordagem qualitativa e caráter descritivo que consiste na revisão<br>bibliográfica, documental e levantamento de campo com observação do processo de<br>treinamento in loco, dentro de grandes empresas nacionais e internacionais. Os resultados<br>demonstram um fato comum nas empresas do segmento, que é a carência de um plano de<br>treinamento, onde geralmente se contrata profissionais com experiência e logo os lança<br>ao trabalho, com poucas instruções, ou com algum treinamento sem método, apenas<br>transmitindo informações básicas sobre produtos e políticas de vendas. Adicionalmente<br>foi elaborado um modelo básico para um plano de treinamento, contendo ideias para que<br>as empresas desse segmento possam montar seus próprios planos, baseadas nos seus<br>produtos e processos, porém tendo um método a seguir, com objetivos claros, de forma<br>contínua, permitindo-se inclusive avaliar a possibilidade de contratar vendedores jovens,<br>sem experiência e desenvolver suas habilidades desde a base, não ficando totalmente<br>dependente de contratar profissionais experientes.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/243A integração dos canais e as devoluções: revisão, síntese e agenda de pesquisa / Channel integration and product returns: review, synthesis and research agenda2024-03-20T15:50:00+00:00<p>Este estudo apresenta uma revisão e síntese da literatura sobre as devoluções em contexto<br>de integração dos canais do varejo, diante da relevância adquirida por tais tópicos nos<br>últimos anos. Para tal, empreendeu-se uma revisão sistemática da literatura a partir de<br>bases de dados de vasto acervo, embasando sua construção em protocolo e framework<br>consolidados. O processo de revisão culminou com uma amostra de 24 artigos, os quais<br>foram analisados sob diferentes prismas, permitindo identificar que o tema é abordado<br>por uma variedade de disciplinas, mas ainda é incipiente e carece de maior<br>amadurecimento teórico. A compra online e devolução na física e os showrooms são as<br>práticas de integração mais abordadas. Em termos de contexto, os estudos foram<br>preponderantemente realizados na América do Norte e Europa, sendo a área de Moda,<br>Calçados e artigos esportivos a mais explorada. Quanto à metodologia, identifica-se que<br>abordagens mistas, que se utilizem de métodos que permitam a triangulação de dados<br>possam trazer contribuições relevantes à área.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/244O impacto da pandemia nas decisões de marketing em uma empresa de educação a distância / The impact of the pandemic on marketing decisions in a distance learning education company2024-03-20T15:52:00+00:00<p>Com a pandemia da Sars-Cov-2 (Covid-19), as organizações precisaram repensar suas<br>estratégias em diferentes aspectos. Em pouco tempo, as empresas buscaram entender a<br>situação e adaptar suas ações para o novo cenário. Algumas empresas utilizaram<br>estratégias relacionadas a marketing digital para manter ou impulsionar seu negócio<br>durante a pandemia. Pelo impacto gerado no setor, o caso das instituições de ensino em<br>geral e em especial aquelas que atuam com educação a distância, merece ser estudado.<br>Assim, o objetivo geral deste artigo é analisar o impacto da pandemia causada pelo SarsCov-2 nas decisões de marketing em uma empresa de educação on-line. Buscando<br>alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com estudo de<br>caso único. Foi realizada entrevista com roteiro semiestruturado e foram utilizados<br>também dados secundários fornecidos pela empresa estudada. A partir da análise dos<br>dados, nota-se que a empresa conseguiu crescer mesmo em época de pandemia. Os<br>resultados descrevem como a empresa utilizava os 8Ps de marketing antes da pandemia<br>e como passou a planejar e elaborar suas estratégias durante a pandemia.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/245Cultura organizacional de uma instituição de ensino superior: um estudo comparativo / Organizational culture of a higher education institution: a comparative study2024-03-20T16:00:52+00:00<p>Diversas organizações têm de lidar com aspectos de gestão complexos, em que fatores<br>sociais vêm ganhando destaque em temas voltados ao comportamento humano, em<br>oposição às escolas clássicas de administração que focavam predominantemente em<br>aspectos técnicos mais relacionados às questões econômicas. Deste modo, percebe-se um<br>aumento no estudo da Cultura Organizacional, como indicador de traços característicos<br>das organizações que refletem e justificam o comportamento, atitudes e decisões adotadas<br>pelas equipes de trabalho e seus gestores. O presente estudo teve por objetivo descrever<br>a cultura organizacional de uma instituição de ensino superior sob a perspectiva de seus<br>gestores e estudantes, revisitando em 2022, um estudo anterior realizado em meados da<br>década de 1990. O intuito desta análise comparativa foi identificar presumíveis alterações<br>decorrentes do crescimento da instituição e da modificação em sua estrutura jurídica e<br>organizacional, que se tornou Universidade nesse interim. Para tal, utilizou-se o método<br>de pesquisa qualitativa, aplicando-se os mesmos instrumentos e procedimentos neste<br>lapso temporal, compreendendo análise textual de documentos, entrevistas aplicadas a<br>professores gestores de cursos, diretores de campus e reitoria, além de dinâmica de grupo<br>aplicada a estudantes. Por meio desses instrumentos foi possível identificar: Valores,<br>Regras, Políticas da Instituição, Políticas de Recursos Humanos, Processos Decisórios e<br>de Comunicação como evidências da cultura dessa organização. Os resultados apontaram<br>que o crescimento da instituição foi um fator relevante que provocou significativas<br>modificações em alguns aspectos de sua cultura organizacional, embora outros traços<br>permaneçam, preservando tradições e definindo uma identidade da organização.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/246 Estudo de caso sobre o gerenciamento e os pontos de descarte irregular de resíduos da construção civil no município de São Gonçalo / Case study on the management and irregular disposal points of civil construction waste in the municipality of São Gonçalo2024-03-20T16:03:09+00:00<p>O presente artigo apresenta dados obtidos a partir de levantamento bibliográfico sobre os<br>Resíduos da Construção Civil e os impactos decorrentes do descarte irregular. A<br>metodologia utilizada foi composta de um questionário enviado à Secretaria de<br>Conservação responsável pela limpeza urbana e visita in loco de pontos de descarte<br>irregular nos bairros Porto do Rosa, Mutuá, Centro e Neves. Como resultado deste<br>trabalho, foram encontrados seis pontos de descarte irregular presentes em quatro bairros<br>do Município de São Gonçalo que continham materiais como resíduos de construção,<br>resíduos orgânicos e outros tipos de resíduos sólidos. Ao final da pesquisa, foi proposta<br>uma intervenção para recuperação ambiental de um ponto localizado no bairro Porto do<br>Rosa através da limpeza, plantio de árvores, instalação de mobiliários urbanos, além de<br>listar ações mais simples que o Poder Público pode executar para recuperar pontos<br>menores de descarte irregular de resíduos.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/247Desvendando o engajamento: estratégias de influenciadores digitais em frederico westphalen à luz do marketing de influência e digital / Unveiling or engagement: influential digital strategies in frederico westphalen under influence and digital marketing2024-03-20T16:06:04+00:00<p>Com o aumento do uso das redes sociais, observou-se o surgimento de um nicho<br>profissional, protagonizado pelos chamados influenciadores digitais. Esta pesquisa, por<br>meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, buscou descobrir quais são as estratégias<br>adotadas por influenciadores de Frederico Westphalen para conquistar mais engajamento.<br>A coleta dos dados foi realizada através da observação e investigação de postagens (com<br>traços netnográficos) nos perfis do Instagram de duas influenciadoras, durante os meses<br>de março, abril e maio de 2022, além de entrevista por meio de roteiro semiestruturado.<br>Quanto aos principais resultados, destacam-se a identificação de que as influencers, antes<br>de fazer qualquer trabalho de divulgação, buscam conhecer o produto ou serviço a ser<br>divulgado por elas, para assim terem a certeza de que estão indicando para seus<br>seguidores, algo que vá atender as expectativas deles, sem correr o risco de perder a sua<br>credibilidade com o público. Nesta pesquisa buscou-se evidenciar quais são as estratégias,<br>que as influenciadoras utilizam, onde ambas vão de encontro com os princípios do<br>Marketing de Influência e do Marketing Digital.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/248A interfuncionalidade das áreas de logística e marketing para a criação de vantagem competitiva / The interfunctionality of logistics and marketing areas to create competitive advantage2024-03-20T16:09:24+00:00<p>Alguns autores destacam a existência de estreita relação entre as funções de Logística e<br>Marketing, mostrando que as duas funções estão intimamente ligadas, e que, quando<br>integradas, são capazes de exercer uma influência positiva no desempenho das empresas,<br>oferecendo melhorias nos processos, resultados operacionais, e aumento de valor<br>percebido pelo cliente. O presente artigo tem como o objetivo abordar e compreender<br>como a interfuncionalidade entre as áreas de Logística e Marketing podem gerar<br>vantagem competitiva para uma empresa do ramo de Epi’s e calçados de segurança do<br>interior de São Paulo. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso, com<br>abordagem qualitativa. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para obtenção dos<br>dados. Como resultado, identificou que existe a integração das áreas em questão na<br>empresa e que esta interfuncionalidade se forma como forte base para a criação de<br>vantagem competitiva. Foi possível compreender como essas duas áreas se relacionam e<br>que oferecem diferenciação quanto a otimização dos processos, melhor utilização do<br>recurso financeiro e nível de serviço da empresa, como entregas rápidas, custos, redução<br>de gastos, infraestrutura operacional, estrutura mais adequada de estoque, sistema mais<br>dinâmico.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/249Desenvolvimento regional através do ecoturismo: a atratividade estratégica do distrito de coqueiros em Maragojipe–BA / Regional development through ecotourism: the strategic attractiveness of the coqueiros district in Maragojipe–BA2024-03-20T16:11:55+00:00<p>O ecoturismo é uma segmentação do turismo que visa à utilização dos espaços<br>naturais para práticas esportivas e educacionais. Na configuração do ecoturismo, o<br>distrito de Coqueiros, pertencente ao município de Maragogipe-BA, apresenta-se<br>como um local atrativo para turistas devido ao seu conjunto arquitetônicocolonial, sua<br>visão privilegiada da baía de todos os santos, culinária local e manifestações<br>culturais. Torna-se imprescindível o incentivo do ecoturismo para o beneficiamento<br>da região em diversos aspectos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a<br>potencialidades no distrito de Coqueiros (Maragojipe – BA) como atratividade<br>estratégica para a promoção do ecoturismo, visando o desenvolvimento local e<br>regional. Quanto aos procedimentos metodológicos este estudo caracterizou-se como<br>descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa utilizando como instrumento de<br>coleta de dados o formulário semiestruturado para moradores do distrito e turistas.<br>De acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa constatou- se que a<br>implementação de ações visando potencializar o ecoturismo em um determinado<br>local é importante para melhorar sua atratividade. O potencial turístico de Coqueiros<br>foi percebido por meio de suas paisagens natural e arquitetônica, a culinária local, as<br>manifestações culturais e a fabricação de panelas de barro. Percebeu-se que o Rio<br>Paraguaçu é o ponto chave para o fortalecimento do ecoturismo já que, algumas<br>práticas desportivas aquáticas são realizadas nele. No entanto, notou-se a escassez de<br>políticas públicas para o desenvolvimento local que promovam o ecoturismo no<br>município e em municípios circunvizinhos, se fazendo necessário traçar ações<br>estratégicas que envolvam a gestão pública, os moradores, empresas e demais<br>iniciativas.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/250Logística reversa: gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil / Reverse logistics: solid waste management urban in brazil2024-03-20T16:14:53+00:00<p>O presente trabalho buscou apresentar a problemática vivida pelos grandes centros<br>urbanos e pelo Brasil como um todo, quanto a enorme quantidade de resíduos gerados e<br>a incorreta destinação deles. Cresce a consciência de que os recursos do planeta são<br>limitados e, caso não se tome atitudes para o controle da poluição e do aquecimento<br>global, é possível que a vida na terra se torne inviável. Em função deste fato, há também<br>um grande interesse em torno do tema “logística reversa”, cujo conceito pode ser definido<br>como o processo de planejamento, implantação e controle eficiente e eficaz dos custos,<br>dos fluxos de matérias-primas, produtos em estoque, produtos acabados e informação<br>relacionada, desde o ponto de consumo até um ponto de reprocessamento, com o objetivo<br>de recuperar valor ou realizar a disposição final adequada do produto. A metodologia<br>utilizada foi o levantamento de referências bibliográficas e artigos relacionando ao tema<br>em questão. Sendo possível verificar a crescente preocupação com os resíduos sólidos<br>urbanos e o seu processo logístico de retorno sem degradar o meio ambiente com a má<br>destinação dos resíduos sem utilidade para o processo fabricação e/ou reciclagem.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócioshttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/gestao-inovacao-empreendedorismo/article/view/251Dificuldades e facilitadores de melhorias de processos em operações: um estudo multicaso em organizações do triângulo mineiro / Difficulties and facilitators of process improvements in operations: a multicase study in organizations of triângulo mineiro2024-03-20T16:17:30+00:00<p>Esta pesquisa buscou analisar as dificuldades e elementos facilitadores das melhorias de<br>processos na área de Operações de organizações do Triângulo Mineiro. Para isso,<br>realizou-se um estudo qualitativo, de natureza descritiva e por meio de um estudo<br>multicasos. Foi analisada uma melhoria de processo em quatro organizações que atuam<br>em ramos diferentes, a partir de entrevistas em profundidade com colaboradores<br>envolvidos nas melhorias estudadas. Os resultados evidenciaram elementos facilitadores<br>e dificuldades comuns nas melhorias de processos analisadas, bem como específicos a<br>cada uma delas. Dentre os elementos facilitadores, destacam-se as ferramentas da<br>qualidade, os planos de ação, a utilização de indicadores de desempenho, a filosofia da<br>organização e o treinamento e envolvimento dos colaboradores nas melhorais de<br>processos. As dificuldades enfrentadas foram principalmente aquelas relacionadas a<br>resistências internas às mudanças e ao desconhecimento dos novos processos a serem<br>utilizados.</p>2024-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Empreendedorismo, Gestão e Negócios