http://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/issue/feedTrilhas Pedagógicas2024-08-08T12:30:50+00:00Marcio Tadeu Girottitrilhaspedagogicas@fatece.edu.brOpen Journal Systems<p>A Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE), a fim de levar a efeito as metodologias de indissociabilidade da tríade ensino – pesquisa – extensão em seu processo formativo, apresenta à comunidade acadêmica a Revista Trilhas Pedagógicas. A Revista Trilhas Pedagógicas, dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da FATECE, tem por objetivo oportunizar reflexões teóricas e metodológicas e expressar, através do tema escolhido – Pesquisas sobre a Educação e o Ensino, a necessidade de nos debruçarmos sobre o assunto, com o intuito de buscar respostas para as questões que permeiam as nossas práticas. As respostas aos questionamentos se mostram mais próximas quando conseguimos desmistificar o processo de pesquisa, concebendo os questionamentos como problematizações críticas, elaboradas com a intenção de melhor entender a realidade em que nos inserimos, atentas ao rigor metodológico exigido, a fim de viabilizar possibilidades por meio de nossas próprias elaborações e rumar em direção às mudanças que almejamos. A valorização da pesquisa na formação docente tem como aliado o espaço criado por esta publicação, no qual a expressão do debate científico, representado pela produção de conhecimento de diversos protagonistas da educação, encontra lugar e oportunidade para apresentar pluralismos de ideias e diversidades de experiências. Do ponto de vista temático nos centramos na educação escolar, o que se justifica pelo fato de que nas sociedades ocidentais, em cujo âmbito nos incluímos, a escola se tornou a partir da Modernidade, a forma principal e dominante de educação. Quanto ao enfoque, sem prejuízo à liberdade de abordagem a ser adotada pelos autores de cada artigo, sugerimos um balanço de cada tema, de modo a esclarecer o contexto em que nos encontramos hoje. Pronta a Revista, pretendemos colocar nas mãos dos leitores, um instrumento útil para a compreensão da educação brasileira, abrangendo as grandes áreas em que se desdobra a educação escolar. Assim, a partir da diversidade de investigações, a Revista Trilhas Pedagógicas toma forma e ocupa o seu espaço, trilhando seu próprio caminho e esboçando seu próprio perfil, revelando as singularidades das experiências. Esses repertórios de investigação possibilitam a compreensão dos múltiplos itinerários e sentidos que constituem a Pesquisa em Educação.</p>http://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/262O lúdico e a música como transformadores na educação infantil/Play and music as transformers in early early education2024-08-07T14:08:23+00:00<p>Esse artigo buscou como maior objetivo entender a importância e os modos de utilizar o<br>lúdico associado a música na educação infantil. Buscando sempre resultados de pesquisa<br>significativos, baseados em estudos relativos a transformar o brincar em uma ferramenta<br>para uso pedagógico em sala de aula. Diante das pesquisas elaborei esse artigo que<br>demonstra a quanto fundamental e necessária é a ação do professor para o<br>desenvolvimento da criança, principalmente no ensino infantil, onde ela está se<br>desenvolvendo socialmente e afetivamente. O real objetivo foi entender e buscar formas<br>de praticar o uso dessas ferramentas para tornar o aprendizado algo leve e que traga prazer<br>aos alunos, além do resultado.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/263Exploração da abordagem educativa na atuação cultural municipal: um relato de experiência/Exploration the educational approach in municipal cultural performance: an experience report2024-08-07T14:12:49+00:00<p>Não é novidade que a Cultura de nosso país possui dificuldades em favorecer a apreciação<br>das manifestações culturais, em preservar acervos e patrimônios históricos, em incentivar<br>práticas e expressões artísticas, e por consequência, sabemos como a abordagem cultural<br>é um enorme desafio para a educação, em vista de um ambiente tão diversificado como é<br>o ambiente escolar. Esse cenário em um primeiro olhar não é diferente em determinado<br>município localizado no interior de São Paulo. Partindo deste pressuposto, este artigo<br>científico busca avaliar a participação ativa da Secretaria Municipal de Cultura na<br>construção e reconstrução ativa e crítica dos cidadãos, considerando a importância<br>exponencial que a Cultura tem ganhado por diversos autores, a citar Vitor Henrique Paro,<br>das mais variadas tendências pedagógicas, e sendo uma pesquisa de cunho teóricoempírico, exploratória e qualitativa.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/264Impacto do covid-19 no processo ensino-aprendizagem: percepções de alunos dos cursos de licenciatura e ensino médio de um centro universitário/Impact of covid-19 on the teaching-learning process: perceptions of bachelor and high school students at a unive2024-08-07T14:16:00+00:00<p>A pandemia causada pelo covid-19 trouxe grandes impactos para o mundo e<br>principalmente para as instituições de ensino, sejam elas particulares ou públicas, de<br>ensino superior ou de educação básica, que compreende os níveis de educação infantil,<br>fundamental I e II e ensino médio. Logo, o objetivo desse estudo foi comparar a percepção<br>sobre a aprendizagem dos alunos no ensino presencial e no ensino remoto, este último<br>adotado a partir da pandemia. Foi aplicado um questionário a estudantes do ensino<br>superior de cursos de licenciatura (40 graduandos, com média de idade de 22,42 ± 0,747<br>anos) e médio (17 alunos, com média de idade de 16,29 ± 0,47 anos), utilizando o Google<br>Forms, respeitando as normas de isolamento e distanciamento. Observou-se que a<br>pandemia impactou diretamente os estudos dos alunos, em ambos os públicos do estudo:<br>ensino médio e ensino superior. Houve declínio na interação com os colegas, na dedicação<br>nas aulas, na relação professor-aluno, entre outros fatores. Notou-se também que o uso<br>de tecnologias para estudos aumentou consideravelmente. Através do estudo, pôde-se<br>concluir que a pandemia afetou notadamente o ensino-aprendizagem dos alunos tanto do<br>ensino superior quanto do ensino médio. Apesar do ensino remoto ter sido importante<br>como método que possibilitou dar continuidade no processo ensino-aprendizagem, o<br>mesmo não foi percebido pelos alunos como um método tão eficaz quanto o tradicional<br>regime presencial.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/265Ensino no contexto das mídias digitais: desenvolvendo competências com o letramento midiático/Teaching in the context of digital media: developing competencies through media literacy2024-08-07T14:19:40+00:00<p>Na era digital atual, o amplo fluxo de informações online não apenas enriquece o<br>conhecimento, mas também propaga dados de confiabilidade questionável. Nesse<br>cenário, o letramento midiático surge como um fator importante para capacitar os<br>indivíduos a discernir informações. Este estudo investiga a interseção entre o letramento<br>midiático e o ambiente digital contemporâneo, analisando conceitos essenciais e<br>destacando sua importância não apenas para a inclusão social, mas também para o<br>desenvolvimento crítico dos indivíduos. Adotando uma abordagem qualitativa,<br>realizamos uma revisão bibliográfica para reunir teorias pertinentes sobre o letramento<br>midiático e suas implicações. Concluímos que o letramento midiático e o manejo<br>informacional são habilidades fundamentais na era digital, capacitando os cidadãos a<br>discernir informações confiáveis, participar ativamente na sociedade digital e promover<br>uma tomada de decisões informada e crítica. Além disso, ressalta-se a importância da<br>educação midiática como uma ferramenta essencial para capacitar os indivíduos a navegar<br>de maneira consciente e eficaz no vasto oceano de informações digitais.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/266A construção do corpo e o heterossexismo social na educação queer/The construction of the body and social heterosexism in queer education2024-08-07T14:22:49+00:00<p>As chamadas teorias inclusivas ou voltadas para as minorias avançam a partir da segunda<br>metade do século XX. A partir de movimentos sociais e políticos, os sujeitos<br>marginalizados começam a uma busca de garantir seus direitos mínimos. Dentre os<br>grupos minoritários, os transgêneros, sejam masculinos ou femininos forma ainda o grupo<br>mais marginalizado, tanto social quanto dentro do próprio segmento LGBTQIAP+. Ao<br>estruturar e definir sua identidade de gênero, os mesmos lutam contra um padrão<br>heterossexista tanto social quanto interno e pessoal. Ainda buscou-se olhar à luz de uma<br>possível ruptura no Ensino, a chamada teoria queer, termo este defendido por alguns<br>autores pós-estruturalistas.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/267Orientação na educação física escolar: autoetnografia em uma unidade didática sobre práticas corporais de aventura/ Orienteering for Physical Education at schools: autoethnography about Adventure Activities at a teaching/learning facility2024-08-07T14:24:46+00:00<p>As Práticas Corporais de Aventura (PCA) compõem a cultura corporal de movimento e<br>devem ser tematizadas na educação física escolar conforme os documentos oficiais,<br>entretanto ainda são poucos os estudos originais que descrevem e analisam a sua<br>implementação. O presente artigo2<br>visa realizar uma autoetnografia para o aprimoramento<br>da prática pedagógica de uma unidade didática de PCA desenvolvida com turmas de 5º<br>ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em tempo integral de Campo<br>Grande/MS, com foco específico em uma aula de Orientação. A autoetnografia seguiu os<br>passos de descrever, informar, confrontar e reconstruir, possibilitando reflexão sobre a<br>prática, contato com literatura específica e aprimoramento do planejamento de ensino. As<br>PCA em geral, e a Orientação em específico, apresentam-se como elementos da cultura<br>corporal de movimento pertinentes de ser desenvolvidas em todas as etapas da educação<br>básica sendo necessário ressignificar práticas, materiais e espaços. Ainda, a análise de<br>prática por meio da autoetnografia é uma ferramenta importante para o processo de<br>formação profissional e aprimoramento do fazer docente.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/268Educação socioemocional no ambiente escolar/Social-emotional education in the school environment2024-08-07T14:29:41+00:00<p>A educação socioemocional propugna a administração pedagógica de sentimentos, das<br>competências e aptidões no meio educacional, aliada à orientação convencional de<br>conteúdo, almejando a formação completa dos discentes. Diversos estudos demonstram<br>a relevância da educação socioemocional nas instituições de ensino. A educação<br>socioemocional é o procedimento de aquisição de habilidades para discernir e administrar<br>emoções, fomentar cuidado e consideração pelos demais, adotar decisões responsáveis,<br>estabelecer relacionamentos positivos e passar eficazmente com situações desafiadoras.<br>Isso é provocado por meio de orientação explícita e do estabelecimento de um espaço de<br>aprendizado seguro e de apoio, onde todos os educandos percebam que são valorizados e<br>respeitados. A pesquisa que sustenta esses argumentos vincula esta instrução como<br>geradora de diversos efeitos benéficos nos estudantes, incluindo melhoria no bem-estar<br>emocional, desempenho acadêmico superior e comportamento social assertivo.<br>Examinaremos, através de evidências de pesquisa, como a educação socioemocional,<br>particularmente nas interações interpessoais, que são um elemento-chave, contribui para<br>a saúde mental e o êxito educacional.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/269Estratégias dinâmicas de ensino: a vantagem que impulsiona o processo educacional/Dynamic teaching strategies: the advantage that drives the educational process2024-08-07T15:25:10+00:00<p>Executado a partir de minuciosa análise de literatura, este artigo disserta sobre as<br>abordagens ativas de aprendizagem como sendo o aspecto distintivo que favorece a<br>educação. Com esse intento, seu teor apresenta: principais elementos que englobam as<br>abordagens de ensino; definição e atributos das metodologias dinâmicas de aprendizagem<br>e práticas de abordagens ativas. Constatou-se que a aplicação de abordagens apropriadas<br>em sala de aula propicia o aproveitamento e desenvolvimento do processo educacional e,<br>por conseguinte, o educador deve compreender as técnicas mais usuais, além de ter uma<br>compreensão clara da diversidade de técnicas possíveis de aplicação. Observou-se que a<br>adoção de abordagens ativas no processo de ensino e aprendizagem apresenta-se como<br>uma alternativa significativa para instigar o interesse e a motivação dos estudantes<br>contemporâneos. Concluiu-se que as abordagens ativas emergiram para que o paradigma<br>tradicional de ensino seja reconsiderado com o intuito de inovar a dinâmica da relação<br>entre docente e aluno. São, portanto, novas maneiras de retratar o processo de ensinoaprendizagem, considerando o aprendiz como o principal protagonista na construção do<br>conhecimento.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/270Guia do educador sobre a obra Sítio do Picapau Amarelo: um clássico da literatura brasileira auxiliando o ensino de ciências/Educator’s guide to the work Sítio do Picapau Amarelo: a classic of brazilian literature assisting the teaching of sciences2024-08-07T15:27:58+00:00<p>O presente trabalho tem o objetivo de abordar o clássico literário infanto-juvenil "Sítio<br>do Picapau Amarelo", no intuito de atentar os professores da educação infantil para a<br>importância de se estudar as obras clássicas da literatura brasileira, que tem como cenário<br>o meio ambiente e seus aspectos naturais, como a obra em questão, e que pode servir<br>como uma valiosa estratégia para aguçar o interesse dos alunos do 3º ano do ensino<br>fundamental I (público alvo em questão), tanto pelo interesse associado ao hábito da<br>leitura, quanto à aprendizagem sobre os conteúdos da disciplina de ciências referentes ao<br>ano abordado. Através deste guia do educador, o professor de ciências utilizará o tema<br>principal da obra, que são as fantásticas aventuras na natureza dos icônicos personagens<br>do Sítio do Picapau Amarelo, aplicando atividades representativas que se adequam ao<br>conteúdo proposto pela BNCC considerando, principalmente, os aspectos sobre a flora, a<br>fauna e as características dos animais que estão presentes na atmosfera do Sítio. Dessa<br>forma, o docente pode priorizar, assim, o aspecto da ludicidade como facilitadora do<br>processo de aprendizagem, proporcionando melhor compreensão dos assuntos tratados<br>sobre o meio ambiente, e favorecendo a conscientização da conservação do mesmo.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/271Guia para profissionais da saúde: uma proposta a partir do filme "E a vida continua”/Guide for health professionals: a proposal from the movie "End life goes on”2024-08-07T15:30:05+00:00<p>Este guia tem como objetivo apresentar o filme “And the Band Played On” como recurso<br>didático no ensino da temática da AIDS, para os profissionais da área da saúde. O filme<br>retrata o surgimento da AIDS nos Estados Unidos, durante o final da década de 1970 e o<br>início da década de 1980, ressaltando os desafios que a ciência e a sociedade enfrentaram<br>com a doença, a transmissão e a profilaxia que, até então, eram desconhecidos. O trabalho<br>foi realizado a fim de correlacionar o filme com as normas de biossegurança e com a<br>saúde pública.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/272Formação de professores no contexto das diretrizes curriculares nacionais: da LDB à BNC formação/Teacher training in the context of national curriculum: from LDB to BNC traini2024-08-07T15:32:12+00:00<p>Este artigo objetiva, discutir de forma crítica reflexiva as implantação das Diretrizes<br>Nacionais da formação de professores no Brasil, evidenciando as alterações promovidas<br>desde a implantação da atual Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) à<br>BNC formação orientada pela Lei 13. 415/2017, que reformulou a educação básica. Este<br>artigo busca responder a seguinte questão: Como as diretrizes Curriculares Nacionais para<br>a formação de professores no Brasil tem contribuído para a formação critica<br>emancipatória de docente da educação básica no Brasil? Este artigo do tipo de revisão de<br>literária de abordagem qualitativa e de natureza critica. A metodologia utilizada foi a<br>análise documental e o diálogo com autores que estudam a temática. Os resultados<br>evidenciaram que as legislações que orientam a formação inicial e continuada de<br>professores atendem aos interesses neoliberais que remonta a lógica neotecnicista com<br>base na formação de competências para o mercado de trabalho, distante da formação que<br>possibilite a emancipação humana.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/273Guia do educador para a animação "Carlos Chagas - um cientista, uma história'/Educator ‘s guide do animation "Carlos Chagas - a scientist, a story"2024-08-07T15:34:07+00:00<p>Este guia tem como proposta apresentar a animação intitulada Carlos Chagas - Um<br>cientista, uma história, como uma estratégia didática para abordar o conteúdo sobre a<br>doença de Chagas. Inicialmente, Carlos Chagas (1878-1934), um cientista brasileiro<br>extraordinário, foi designado por Oswaldo Cruz a deslocar- se ao longo da estrada de<br>ferro na Central do Brasil para erradicar a malária. Nesta viagem, Chagas observou que<br>com o surgimento de queimadas e do desmatamento, os mosquitos passaram a atacar nas<br>residências e não na natureza. Portanto, para combater os mosquitos, o mais eficaz era<br>utilizar inseticidas. Com a Malária controlada, outro fator que lhe chamou atenção é que<br>os jovens da região rural estavam morrendo com uma doença do coração merecendo uma<br>nova investigação. Certa noite, observou na casa de pau a pique onde estava alocado, um<br>pequeno inseto com hábito de picar as pessoas no rosto. Ao estudá-lo encontrou um<br>organismo, e o batizou de Trypanosoma cruzi em homenagem a seu amigo. O intuito do<br>guia é apresentar um panorama da doença e propor atividades que tenham como tema o<br>diagnóstico, prevenção, tratamento e sintomas, oferecendo inúmeras possibilidades para<br>que os estudantes possam se apropriar de saberes tão relevantes a partir da animação.<br>Além disso, o docente poderá aprofundar-se na temática e propor uma elaboração<br>conjunta com seus alunos, tornando-os protagonistas do seu próprio conhecimento.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/274O desenho da criança em seu desenvolvimento cognitivo/Children’s drawing in their cognitive development2024-08-07T15:36:10+00:00<p>Este artigo tem o objetivo de mostrar como fazer um desenho tem o poder de desenvolver<br>aspectos cognitivo, emocional, social e motor de uma criança e como esta simples<br>atividade de desenhar tem o papel de ajudar de inúmeras maneiras na aprendizagem de<br>um aluno, seja na socialização, na relação professor-aluno ou até em seu<br>autoconhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar as<br>principais funções e um breve do histórico do desenho e seus benefícios dentro da<br>educação infantil, reforçando assim a importância do ensino de Artes no currículo escolar.<br>Além disso, tudo o que ensinamos através do lúdico é mais significativo. Então, porque<br>não usar o desenho como ferramenta de ensino também, já que podemos desenvolver<br>diversas habilidades com esta atividade? As crianças têm grande interesse quando se trata<br>de papel, tinta, lápis ou giz de cera, e professores percebem muitos aspectos da criança<br>através do desenho, como por exemplo os seus pensamentos, como vê o mundo, sua<br>maturidade, seu equilíbrio, o seu desenvolvimento motor e muito mais. Por isso, a<br>intenção dessa pesquisa é salientar aos educadores que o desenho faz parte da aula e que<br>promove o crescimento intelectual das crianças, sendo ainda significativo e simples.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/275Afetividade e alfabetização artística: contribuições possíveis no ensino de arte/Affectivity and artistic literacy: possible contributions in visual arts teaching2024-08-07T15:38:06+00:00<p>O estudo em questão lança o convite para refletir a respeito da alfabetização e afetividade<br>no âmbito da Educação Infantil, bem como a prática pedagógica no campo do ensino das<br>artes visuais, procurando contribuir para a formação de novas reflexões. Constata-se que<br>o vínculo afetivo promove o comprometimento com as situações que se apresentam. Da<br>mesma maneira ocorre em sala de aula quando a afetividade está presente, com a qual o<br>aluno tem acesso ao mundo simbólico e, assim, conquista avanços significativos no<br>domínio cognitivo. Nessa conjuntura, a pesquisa se propôs a olhar para o relacionamento<br>que é tecido com o professor e a importância que as Artes Visuais têm para o ensinoaprendizagem, considerando que toda aprendizagem está invadida de afetividade, já que<br>se estabelece por meio das interações sociais, num processo recíproco. Desse modo, o<br>estudo teve como objetivo central refletir sobre as implicações que a afetividade possui<br>no ensino de artes visuais e as suas contribuições na alfabetização. Para o aprofundamento<br>sobre as discussões relacionadas ao tema, recorreu-se a revisão de literatura, entrelaçando<br>um diálogo com respectivos teóricos que abordam o assunto. De modo geral, é possível<br>concluir que as Artes Visuais não contemplam meramente um momento no qual os alunos<br>poderão se distrair, de cunho mecânico, silenciando e anulando o aluno; notadamente as<br>ações do docente deverão estar implicadas em se colocarem como parceiros dos seus<br>alunos para que se materialize de forma crítica, criativa e ativa de novos saberes.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/276Modelos de intervenção em comunicação e linguagem no transtorno do espectro do autismo baseados na análise do comportamento aplicada/Models of communication and language intervention in autism spectrum disorder based on applied behavior analysis2024-08-07T15:39:57+00:00<p>O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos<br>6 anos sobre o panorama atual da intervenção em comunicação e linguagem no<br>Transtorno do Espectro do Autismo utilizando os princípios da Análise do<br>Comportamento Aplicada. Para o levantamento dos artigos na literatura, a pesquisa<br>bibliográfica realizou-se por uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual<br>em Saúde, MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e EMBASE nos<br>períodos de 2018 a 2023. Os critérios de seleção foram os seguintes: estudos que<br>respondiam à pergunta norteadora e aos descritores estabelecidos, estudos publicados nos<br>últimos 6 anos (de 2018 à 2023), grupo etário participante - lactente à criança (até 12 anos<br>de idade), estudos de metanálise e revisão sistemática e sem restrições em relação aos<br>idiomas. Foram excluídos artigos sem os textos completos disponíveis e sem resumo em<br>inglês, português ou espanhol. A busca realizada por meio de descritores revelou 2869<br>artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Destes estudos encontrados, 1577 estavam<br>duplicados, o que resultou em 283 estudos de metanálise e revisão sistemática. Após essa<br>etapa, 90 artigos foram selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura na íntegra, 15<br>estudos foram selecionados dentro dos critérios estabelecidos e foram eleitos para essa<br>revisão. Para a análise dos artigos selecionados, as informações sobre os estudos foram<br>organizadas em um protocolo, considerando os seguintes aspectos: título, autor/autores,<br>ano, país, tipo de estudo, objetivos, amostra, modelo citado/utilizado e resultados. Foram<br>verificados estudos com os seguintes modelos: Intervenções Analíticas do<br>Comportamento, Treinamento funcional de comunicação implementado pelos<br>pais, Intervenção Comportamental Intensiva Precoce, Treinamento de comunicação<br>funcional, Teoria dos Quadros Relacionais (RFT), Pivotal Response Treatment<br>(PRT), Intervenções baseadas em ABA (ABA, ESDM, PECS e DTT), Intervenção<br>baseada na análise comportamental aplicada (ABA), Intervenções precoces intensivas<br>baseadas em análise comportamental, Dispositivos geradores de fala, Intervenções<br>Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas (NBDIs), Modelo<br>JASPER, Modelos iniciais de tratamento abrangente, Intervenções comportamentais<br>intensivas baseadas na análise comportamental e Intervenções implementadas pelos<br>pais.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/277A importância entre o diálogo da gestão escolar e o corpo docente/The importance between school management dialogue and teaching staff2024-08-07T15:42:24+00:00<p>O presente trabalho justifica-se tendo como base dois aspectos principais do cotidiano<br>escolar. Em primeiro lugar, como administrar ou gerir todas as demandas existente<br>integrando a parte técnica e humana e, em segundo plano, criar mecanismo para a<br>comunicação assertiva entre o corpo docente e a equipe gestora. Este princípio recebe o nome<br>de gestão democrática, na qual promove a união e engajamento da equipe, assim como toda<br>a comunidade local, valorizando o sentido de pertencimento e proximidade resultando em<br>uma educação de qualidade, respeito e produtividade, ressignificando o papel da escola como<br>uma instituição primordial para a existência de uma sociedade justa e plural.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/278O conhecimento de mundo através da leitura e escrita na educação infantil/Knowledge of the world through reading and writing in early early education2024-08-07T15:44:33+00:00<p>Este trabalho é baseado no desafio dos professores alfabetizadores, ensinar as crianças a<br>ler, escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa, pretende-se<br>discutir sobre melhores formas de alfabetizar alunos através dos contos de fadas.<br>Acreditando que, no processo de alfabetização existem mudanças importantes a serem<br>realizadas como a revisão de propostas pedagógicas, novas metodologias para ensinar, a<br>formação continuada dos professores, busca de novos referenciais e produção de leitura<br>pertinente, ideias sobre o processo de alfabetização aliado à exploração da literatura<br>infantil, com a finalidade de encontrar soluções para sanar as dificuldades dos professores<br>e auxiliar na prática pedagógica facilitando o processo de ensino – aprendizado dos<br>alunos. Esse trabalho teve como objetivo mostrar que a literatura infantil desperta nas<br>crianças o hábito da leitura, aprender a ouvir e a contar histórias de textos diversos, com<br>meios atrativos, através de fantoches e ações, como a dramatização, despertando assim,<br>o prazer dos alunos pela leitura.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/279Guia do educador para o ensino de ciências da natureza a partir do desenho “irmão do Jorel - jardim da pesada” - episodio 15, 3ª temporada/Educator's guide to teaching natural sciences from the cartoon “irmão do Jorel - jardim da pesada” - episode 15, sea2024-08-07T16:08:01+00:00<p>O presente trabalho tem como objetivo abordar o potencial educacional do desenho<br>animado "Irmão do Jorel" como uma estratégia pedagógica para promover o ensino.<br>Criada por Juliano Enrico e exibido desde 2014 pelo canal Cartoon Network, a série se<br>destaca por seu humor ácido, críticas sociais e personagens marcantes, que conquistaram<br>um público amplo e diverso. O foco deste trabalho está centrado no episódio intitulado<br>"Jardim da Pesada" da 3ª temporada. A partir deste episódio, procura-se incentivar o<br>ensino de ciências, discutindo uma alimentação saudável nas salas de aula. Em uma<br>perspectiva interdisciplinar, que combina cultura, educação e mídia, a pesquisa demonstra<br>como o desenho "Irmão do Jorel" não apenas diverte, mas também educa e promove<br>situações inovadoras em sala de aula, de uma forma crítica, inovadora e estimulante.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/280A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training 2024-08-07T16:09:51+00:00<p>Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua<br>Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre<br>a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial<br>de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de<br>uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram<br>coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras,<br>que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo<br>domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando<br>despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a<br>organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/281Estrutura de aprendizagem eduscrum e aplicações na gestão escolar integrado a pedagogia de Paulo Freire/Learning structure eduscrum and applications in school management integrated with the pedagogy of Paulo freire 2024-08-07T16:15:06+00:00<p>Nos últimos anos, a educação tem enfrentado desafios crescentes para se adaptar aos<br>novos paradigmas educacionais contemporâneos. O EduScrum emerge como uma<br>metodologia inovadora, adaptando os princípios ágeis do Scrum ao ambiente escolar,<br>promovendo uma abordagem dinâmica e colaborativa para o aprendizado dos alunos.<br>Simultaneamente, a pedagogia de Paulo Freire oferece uma visão crítica e emancipatória<br>da educação, enfatizando o diálogo, a participação democrática e a transformação social<br>como essenciais para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Esta pesquisa explora a<br>integração do EduScrum com os princípios de Paulo Freire na gestão escolar, focando na<br>análise das dinâmicas colaborativas, na autonomia dos alunos e na promoção do<br>pensamento crítico e transformação social no ambiente educacional. A hipótese central é<br>que essa integração pode fortalecer a autonomia dos alunos, promover um ambiente de<br>aprendizagem mais participativo e colaborativo, e estimular o desenvolvimento de<br>habilidades socioemocionais e de pensamento crítico. Os resultados sugerem que a<br>combinação do EduScrum com a pedagogia de Paulo Freire pode oferecer uma educação<br>mais inclusiva e alinhada com as necessidades contemporâneas, capacitando os alunos<br>como agentes ativos na construção do conhecimento e na transformação de suas<br>realidades educacionais e sociais. Este estudo contribui teoricamente ao campo<br>educacional ao propor diretrizes para a aplicação prática desses modelos em diferentes<br>contextos educacionais, visando à melhoria da qualidade educacional e ao<br>desenvolvimento integral dos estudantes</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/282Impactos das tecnologias digitais no ambiente escolar/Impacts of digital technologies in the school environment2024-08-07T16:17:40+00:00<p>Nos últimos anos percebeu-se que a tecnologia faz parte da educação no Brasil,<br>principalmente durante a pandemia de COVID-19, trazendo grandes impactos na vida<br>acadêmica e social do aluno. Essa integração gerou notáveis transformações no cenário<br>acadêmico e na esfera social dos estudantes. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar<br>um mapeamento sobre os impactos da tecnologia no âmbito escolar, que refletem na<br>educação e, sobretudo, na formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,<br>realizada a partir de revisões bibliográficas, que buscou trabalhos entre 2019 e 2023 no<br>banco de dados da Scielo que discutem a temática. A partir de métodos e filtros<br>específicos de mapeamento, chegou-se a 9 artigos, os quais foram lidos na íntegra,<br>fichados, analisados e grafados seus pontos de relevância. Para análise dos dados,<br>procurou-se mapear seus benefícios e malefícios diante ao uso desta metodologia.<br>Analisando esses dados, ficou em evidência mais pontos negativos do que positivos, pois,<br>com a ausência da TDIC no ambiente escolar, a educação perde potencialidades<br>oferecidas por elas, ao mesmo tempo que o uso excessivo tira a autoridade do professor,<br>bem como gera impactos negativos na formação dos estudantes.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/283As contribuições da equoterapia para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)/The contributions of equine therapy for children with Autism Spectrum Disorder2024-08-07T16:19:47+00:00<p>Este trabalho aborda questões relevantes sobre a Equoterapia para crianças autistas. O<br>objetivo principal deste estudo foi apresentar a Equoterapia como método terapêutico,<br>conhecer os seus efeitos e benefícios para o desenvolvimento das crianças com TEA. Para<br>isso, a metodologia utilizada na realização do trabalho foi a revisão sistemática. Por meio<br>de estudos disponíveis na plataforma CAPES de teses e dissertações, foi seguido critérios<br>de inclusão e de exclusão para auxiliar na escolha dos dados e alcançar os objetivos<br>propostos. Para esse mapeamento, buscou-se as palavras descritoras “equoterapia" e<br>“transtorno do espectro autista” (com aspas) no campo de buscas. Por critérios de inclusão<br>e exclusão, alguns trabalhos encontrados não foram utilizados por não terem seus<br>conteúdos liberados para consulta pública, alguns por estarem em língua inglesa e<br>também por conterem conteúdo que levaria a pesquisa para resultados muito específicos<br>da área de saúde. Por fim, foram analisados sete estudos. Como resultado da pesquisa foi<br>possível observar que a Equoterapia é capaz de potencializar o desenvolvimento em geral<br>da criança com TEA, transformando seus comportamentos e atitudes. Através da<br>interação da criança, o contato com o animal, o envolvimento com o profissional da<br>Equoterapia e o tempo que envolve a aplicação (que varia de criança para criança) ocorre<br>a melhora de suas funções motoras, cognitivas e sociais.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/284A importância de identificar a cultura corporal dos alunos na educação física escolar inclusiva/The importance of identifying students’ body culture in inclusive school physical education2024-08-07T16:21:55+00:00<p>É de conhecimento geral que a cultura corporal na escola é um tema amplo e rico, que<br>engloba diversas práticas, valores e significados relacionados ao corpo e ao movimento<br>no ambiente escolar. E que a Educação Física é a disciplina tradicionalmente focada na<br>cultura corporal, mas pode e deve ser integrada a outras disciplinas. A Cultura Corporal<br>do Movimento é a junção dos conhecimentos e representações, transformadas ao longo<br>do tempo, das práticas corporais que adotam um caráter tanto utilitário quanto lúdico e<br>devem incluir também portadores de necessidades especiais. A cultura está relacionada<br>diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores<br>essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na<br>formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua<br>capacidade de relacionar-se com o próximo. Este trabalho tem por objetivo analisar a<br>importância da avaliação da cultura corporal do movimento dos alunos na educação física<br>escolar como ferramenta de planejamento significativo e inclusivo das aulas e propostas<br>pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscou-se em material<br>didático, mas especificamente, em livros e em trabalhos acadêmicos e científicos.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/285As contribuições dos jogos educativos para a prática psicopedagógica no ensino infantil/The contributions of educational games to pratice psychopedagogy in childhood education2024-08-07T16:24:26+00:00<p>A Psicopedagogia é considerada um campo do saber, onde se constrói a partir de dois<br>saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. A psicopedagogia está diretamente ligada<br>à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática. Diferencia-se da psicologia<br>escolar, sob três aspectos: quanto à origem; quanto à formação e quanto à atuação. É<br>através do par educativo que as crianças podem desenvolver algumas capacidades<br>importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, ou seja,<br>amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da<br>utilização e experimentação de regras e papéis sociais. O ato de jogar precisa ser<br>obrigatório nas atividades intelectuais da criança na idade pré-escolar, sendo por isso<br>indispensável à prática educativa. Este artigo objetiva-se a demostrar que o par educativo<br>tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica, e ainda contribuir para<br>o desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições<br>adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. O papel do<br>jogo educativo é bastante forte, mas nem tudo é marcado pela função psicopedagógica.<br>As crianças precisam de momentos da brincadeira para a brincadeira, pois a ela vem para<br>abrir novos espaços na educação, com vista ao crescimento de todos, professores e alunos.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/286Expressão artística e afetividade: educação infantil/Artistic expression and affection: early childhood education2024-08-07T16:31:30+00:00<p>A presente pesquisa trata das artes visuais enquanto elo entre a afetividade e suas<br>implicações em relação ao ensinar e ao aprender. A afetividade tem como base as<br>primeiras manifestações da existência humana, dado que as relações estabelecidas com<br>os pares garantem os cuidados que o sujeito necessita, determinando sua sobrevivência.<br>Assim sendo, o vínculo afetivo promove o comprometimento com as situações que se<br>apresentarem. Da mesma maneira ocorre em sala de aula quando artes visuais estão<br>presentes, com a qual o aluno tem acesso ao mundo simbólico e, assim, conquista avanços<br>significativos no domínio cognitivo, motor e emocional. O que se deve levar em<br>consideração é que o ensino da arte possui como fio condutor a humanização, a qual<br>deverá caminhar para a transformação, e para isto, é preciso estabelecer vínculo afetivo.<br>Toda aprendizagem está invadida de afetividade, já que se estabelece por meio das<br>interações sociais, num processo recíproco. Refletindo, estritamente, na aprendizagem<br>escolar, a trama que é tecida entre educandos, docentes, conteúdo das disciplinas, livros,<br>escrita etc. não advém meramente no campo cognitivo, pois há uma base afetiva<br>transpondo essas relações. Desse modo, o estudo teve como objetivo central identificar o<br>papel da expressão artística na afetividade para a formação da criança. Para a<br>compreensão do tema, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema proposto. Com<br>o estudo, pôde-se perceber que as experiências relacionadas ao ensino da arte permitem<br>que o aluno expresse seus sentimentos e, por conseguinte, a afetividade é facilitadora da<br>aprendizagem.</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicashttp://ojs.fatece.edu.br/index.php/trilhas-pedagogicas/article/view/287RESENHA: A Conscientização como um Despertar para a Liberdade: uma análise da experiência de Paulo Freire/Awareness as awakening to freedom: an analysis of Paulo Freire's experience 2024-08-07T16:33:25+00:00<p>O livro Conscientização, de Paulo Freire, foi originalmente escrito em 1979 e a<br>segunda reimpressão de sua terceira edição contém 116 páginas, cuja publicação se deu<br>pela editora Centauro no ano de 2008. A obra apresenta-se dividida em três partes,<br>precedidas de uma Apresentação redigida por Cecílio de Lora S. M., diretor da<br>Associação de Publicações Educativas, e pelo Prólogo subscrito pela Equipe INODEP.<br>Sequencialmente transcorrem a primeira parte, intitulada O Homem e sua Experiência, a<br>segunda, denominada Alfabetização e Conscientização, e, derradeiramente, a terceira,<br>designada Práxis da Libertação....</p>2024-08-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Trilhas Pedagógicas