O IMPACTO DA PANDEMIA NAS PRÁTICAS E ROTINA DE TRABALHO SOB A ÓTICA DO ENDOMARKETING

Aline Cavalheiro Kayser, Cristiano Porto Klanovicz

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento das práticas e rotina de trabalho dos profissionais do setor criativo da Arquitetura, sob a ótica do Endomarketing, durante a pandemia de Covid-19 na cidade de Porto Alegre. A pesquisa aplicada (estudos de caso múltiplo) é qualitativa, realizada por meio de entrevistas em profundidade com arquitetos, tendo trechos de seus testemunhos transcritos para evidenciar o impacto da pandemia em sua rotina laboral. Diante desse cenário, causado pelo surto do novo coronavírus, trabalhadores de diversas áreas tiveram que se reinventar e se adaptar para enfrentar essa nova realidade repleta de incertezas. Isso não foi diferente para os arquitetos, os quais modificaram tanto seu ambiente de trabalho para lidar com a crise sanitária, aperfeiçoando a organização interna e física de seus escritórios e experimentando o trabalho remoto, mas também alterando suas práticas e rotinas de trabalho. O maior impacto, advindo da Covid-19, foi percebido durante a experiência home office que todos passaram e a maioria dos entrevistados ainda permanece nessa modalidade. Embora tenha sido uma situação inusitada, eles conseguiram encontrar formas de lidar com o novo contexto, apoiando-se, sobretudo, em ferramentas digitais, além de reavaliar seu trabalho, a partir do aprendizado e autoconhecimento adquiridos, almejando um futuro no qual se possa conciliar as vantagens digitais com a necessidade do contato pessoal para criar um ambiente de trabalho com mais engajamento e mais saudável para a equipe.

Downloads

Publicado

2023-03-03