METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Allisson Silva dos Santos, Adriana Moreno Costa Silva, Thiago de Azevedo Moreno

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o estado da arte brasileira sobre a utilização de metodologias ativas em torno do curso superior em Administração. Para o alcance disso, este trabalho segue a estrutura de uma revisão sistemática da literatura, com uma sequência de passos pré-estabelecida, na perspectiva de apresentar resultados convergentes com a literatura. Após utilizar efetivamente dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados nove estudos. Os métodos ativos que foram mais relatados pelos estudos são: Blended Learning (BL), Problem Based Learning (PBL), Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos, Método do Caso e Game Based Learning (GBL). Os estudos investigados chegaram a conclusões de que a utilização de metodologias ativas estimula o aprendizado dos alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado. Para os alunos de Administração, as vivências com as metodologias ativas apoiam a aquisição de competências, habilidades e atitudes que o administrador precisa para exercer suas atividades profissionais. Sugere-se que as instituições de ensino se aprofundem no uso de metodologias ativas, com o intuito de fomentar melhores condições de absorção do conteúdo pelo aluno.

Downloads

Publicado

2023-03-03