MULHERES, LÍDERES E EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO DE CASO NA CÂMARA DA MULHER EMPREENDEDORA DE VIÇOSA-MG

Eliene Gomes Vieira, Wanda Evangelina Ribeiro Silva, Daiane Miranda de Freitas

Resumo

O estudo do empreendedorismo feminino é um tema relativamente novo, mas essencial devido à crescente participação das mulheres no mercado de trabalho. Esta pesquisa buscou identificar as percepções de líderes empreendedoras, membras da diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora da cidade de Viçosa-MG, em relação aos seus negócios, habilidades, motivações e desafios. A partir disso, foram analisadas entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro líderes. Adotando o método qualitativo para a análise de dados, identificou-se que as entrevistadas passam por questões relacionadas à dificuldade de inovar, conciliar aspectos da vida pessoal e profissional e sexismo. Contudo, a sororidade no meio empresarial mostrou-se fundamental para promover acesso à capacitação, networking e o sentimento de autossatisfação, demonstrando o importante papel das redes de apoio para o sucesso das empreendedoras.

Downloads

Publicado

2023-03-03