ANÁLISE DAS MUDANÇAS DAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS DE UMA AGROINDÚSTRIA DEVIDO À COVID-19

Luidy Santos Peres da Silva, Carlos Alberto Frantz dos Santos, Francielle Molon da Silva

Resumo

O surgimento do primeiro caso de COVID-2019 na China impactou diretamente as organizações e seus setores, que têm se adaptado às novas exigências e ao novo contexto. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo principal analisar como o setor de gestão de pessoas de uma agroindústria agiu frente às mudanças nas rotinas organizacionais promovidas pela pandemia do COVID-19. A partir de um estudo de caso, qualitativo e exploratório realizado em uma agroindústria localizada no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que as mudanças foram realizadas após a criação do plano de emergência e de contingência, onde eram feitas reuniões semanais com um comitê de profissionais específicos para tratar de assuntos sobre a pandemia. Em relação às rotinas da área de gestão de pessoas, pôde-se constatar que ocorreram mudanças nas funções de recrutamento, suspensão de dinâmicas em grupo e novo método de realização da integração. Os processos de aplicar pessoas mantiveram seu foco em reforçar os setores de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, pois receberam grandes demandas por conta da pandemia. O processo de remuneração não sofreu mudanças. Novos treinamentos foram aplicados e treinamentos já existentes foram postergados. O processo de manter pessoas tornou o ambiente de trabalho mais acolhedor. O monitoramento de horas/efetividade se tornou online e com entregas diárias no trabalho remoto.

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Publicado

2023-03-03