ANÁLISE DA AÇÃO DIDÁTICA DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR APLICADA NO PROJETO+COOP

Nandria Scherer, Jaime Peixoto Stecca, Andrieli de Fátima Paz Nunes, Bruna Brandt de Oliveira

Resumo

Objetivou-se analisar a didática aplicada pelos docentes do Projeto+Coop, do Colégio Politécnico da UFSM. Deste modo, abordando a importância da didática para a efetivação do processo ensino-aprendizagem, analisando seus reflexos na prática educativa e implicações na formação, bem como os objetivos específicos verificar como está o planejamento, analisar as ações e verificar as percepções quanto à didática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de diferentes formações, as quais foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontaram os fatores: (I) Planejamento; (II) Ação; (III) Observação; (IV) Reflexão impacta na didática, fatores que demonstram a importância das práticas educativas para construção do desenvolvimento profissional. Os resultados apontaram que, os aspectos didáticos, como questionamentos sobre o conteúdo, demonstram que a interação do aluno tornou o tema compreensível, que ao lidar com os conflitos em sala de aula a partir do diálogo é a melhor solução. Conclui-se que alguns aspectos como a realização das atividades foram alterados devido ao contexto da pandemia. Por fim sugere-se a ampliação deste estudo.

Downloads

Publicado

2023-03-03