RADAR DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS

Romênia Cabral Florêncio, Ana Maria Magalhães Correia

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as inovações adotadas por pequenas e médias empresas do setor de serviços de Mossoró/RN por meio da ferramenta estratégica radar da inovação que busca avaliar a implantação das ações de inovação e o grau de maturidade dessas ações por meio de 13 dimensões. As organizações selecionadas para a realização da pesquisa foram as do setor de serviços hoteleiros (hotéis). Os procedimentos metodológicos para a realização do estudo consistiram na realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas selecionadas e observação não participante. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo por meio do software ATLAS.ti 8. Foram coletadas as informações referentes a seis hotéis da cidade de Mossoró-RN. Os resultados da pesquisa apontam que três dos seis hotéis analisados dispõem de mais iniciativas que geram inovações e essas iniciativas relacionam-se às elaborações de estratégias com foco em inovação e as rotinas de planejamento e investimentos. As contribuições acadêmicas residem no fato de que estudos sobre inovação precisam ser constantemente renovados, pois, com a velocidade com que mudanças ocorrem nessa área, trabalhos que trazem às organizações soluções para diversos tipos de problemas acabam se defasando muito rapidamente, sendo necessária uma renovação de escritos, apontamentos e descobertas. E como contribuições práticas têm-se que o uso da ferramenta radar de inovação deu respostas sobre as dimensões mais desenvolvidas, bem como sobre as que precisam ser mais bem exploradas, garantindo aos gestores uma oportunidade de melhoria nos seus empreendimentos.

Downloads

Publicado

2023-03-03