Educação financeira e empreendedorismo em comunidades terapêuticas de Maringá-PR / Financial education and entrepreneurship in therapeutic communities of Maringá-PR
Felipe Fantucci Pascoal Vieira; Ligia Greatti
Resumo
Este artigo tem como objetivo de analisar a educação e inclusão financeira em
Comunidades Terapêuticas e de como um tema que está em expansão tem sido de
destacada importância nos meios acadêmicos e no debate sobre políticas públicas. Desta
forma, a inclusão financeira por meio de bancarização, acesso ao crédito e demais
serviços financeiros, educação financeira e empreendedorismo são instrumentos que
podem proporcionar melhorias na qualidade de vida de pessoas de baixa renda ou em
situações de vulnerabilidade, como as pessoas que estão acolhidas nas Comunidades,
contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável.
Talvez, por meio do empreendedorismo, da absorção de conhecimentos sobre educação
financeira e do auxílio do microcrédito, esses indivíduos possam ter destinos diferentes e
melhores quando saírem da casa de apoio, ou seja, possam ser reinseridos no mercado de
trabalho e socialmente. Desta forma, é fundamental analisar habilidades e capacidades
que podem ser desenvolvidas nos acolhidos, no intuito de que eles deixem as
comunidades com a perspectiva de uma vida melhor, seja de benefício pessoal ou para a
abertura de um negócio que lhes concedam uma vida digna e próspera.