Método para a medição da capacidade de internacionalização das organizações: o caso das empresas paraibanas / Method for measuring the internationalization capacity of Paraíba companies

Ana Luiza Gomes da Silva; Brisa Duarte; Alice Torreão da Fonseca; Isabelle Fernandes Medeiros; André Lucas dos Santos Silva; Alberto Lisboa de Carvalho; Aline de Lima Duarte; Roberto Vilmar Satur

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas durante a vigência do projeto de iniciação científica “Medição da Capacidade de Internacionalização das Empresas Paraibanas”, que perdurou por dois anos e teve diversos bolsistas voluntários, e alguns com bolsa, envolvidos. A questãoproblema foi: “Como está a capacidade de internacionalização das empresas paraibanas e o que é necessário para que esse processo ocorra com eficácia?”. O objetivo central foi a identificação das capacidades e limitações dos negócios localizados dentro do estado paraibano, em relação a sua proximidade com comércio exterior, como atos de exportação e importação, caracterizando assim seu entrelaçamento com práticas de internacionalização. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo. A de campo foi feita através de ferramentas online para aplicação de questionário visando a coleta dos dados. Portanto, teve como base a pesquisa de caráter quali-quantitativa, favorecendo-se pelo uso de dados primários e secundários para fazer suas análises. O questionário desenvolvido foi aplicado de forma online, com perguntas objetivas, através
do sistema estilo SERVQUAL que classifica as perguntas de 1 a 7, a fim de quantificar
os dados coletados, com o intuito de compreender a área de atuação e o processo
organizacional desses negócios. As amostras da pesquisa foram coletadas durante esses
dois anos de pesquisa e trouxeram algumas indicações relevantes. Segundo dados oficiais
(Ministério da Economia, 2021), a Paraíba está entre os estados brasileiros menos
internacionalizados, em termos de empresas privadas, principalmente na exportação.
A análise foi feita após aplicar o questionário que permitiu um diagnóstico das empresas
e que mostrou o seu nível de internacionalização, os pontos que faltam para que esse
processo seja realizado de forma eficiente e como se organizam as empresas que já atuam
no cenário internacional. Para isto, o projeto teve como intuito abarcar os diversos
âmbitos-base do comércio exterior, e, por ser interdisciplinar, contemplou 4 alguns dos
principais pilares da gestão na área, a saber: Logística, Gestão, Financeiro e Marketing.

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Publicado

2024-03-21