Apoio automatizado para combater o crunch na indústria de jogos digitais / Automated support to combat crunch in the digital games industry

Lucca Augusto Torres Tambor; Rogéria Cristiane Gratão de Souza

Resumo

O projeto de jogos digitais possui especificidades que o diferencia substancialmente da
construção de software tradicional. Como consequência, para superar os diferentes
desafios encontrados durante o processo de desenvolvimento, é comum a adoção de uma
jornada de trabalho excessiva, muitas vezes não remunerada, denominada crunch. Tal
prática traz consequências negativas tanto para a integridade e saúde da equipe de
desenvolvimento, quanto para a qualidade do projeto resultante. Além disso, a empresa
também é impactada negativamente pelo crunch, pois a tendência das pessoas que são
submetidas ao crunch é buscar uma recolocação no mercado, ou seja, muitas vezes optam
por não continuar naquela organização devido às dificuldades enfrentadas durante o
período de crunch. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo contribuir
para as gestões de escopo e de recursos humanos durante o desenvolvimento de projetos
de jogos digitais, com o intuito de evitar a ocorrência do crunch. Para isso, primeiramente
foi realizada uma análise da literatura referente ao desenvolvimento de jogos, mais
especificamente sobre como as gestões de escopo e de recursos impactam negativamente
um projeto quando feitas de forma precária e como isso leva ao crunch. A partir disso,
foi desenvolvido um software denominado GameJect para auxiliar gerentes de projeto e
desenvolvedores à melhor acompanharem a construção de um jogo digital, por meio do
monitoramento de possíveis problemas. O software foi avaliado por um grupo seleto de
desenvolvedores que atuam na indústria de jogos, os quais atestaram sua contribuição
para o aprimoramento da gestão de projetos de jogos.

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Publicado

2024-03-21