Vivalab: laboratório colaborativo de design de moda e empreendedorismo / Vivalab: collaborative fashion design and entrepreneurship laboratory

Elenir Morgenstern; Barbara Beatriz da Silva; Luiz Melo Romão

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa "VIVALAB - Laboratório Colaborativo de Design de Moda
e Empreendedorismo". O objetivo geral da investigação foi estruturar diretrizes para a
definição de funcionamento e condução das atividades de um laboratório colaborativo de
design de moda, que suporte práticas colaborativas provenientes de demandas de mercado
entre acadêmicos do curso de design, artesãos e profissionais autônomos. A pesquisa
classificou-se como aplicada, exploratória, bibliográfica e qualitativa. A metodologia
desdobrou-se por meio da metodologia Double Diamond, tendo em vista conceitos de
Design Thinking. O principal resultado alcançado referiu-se à definição de diretrizes para
a estruturação um laboratório que suporte práticas de geração de renda para profissionais
autônomos e artesãos. Os resultados secundários referiram-se ao apoio de atividades
necessárias para as marcas iniciantes e maior inserção dos acadêmicos em atividades
práticas profissionalizantes, aplicando conhecimentos adquiridos na graduação, em
especial, do curso de design.

Downloads

Publicado

2024-03-21