Gestão de almoxarifado no setor público: um estudo no município de Sapeaçu, Bahia / Warehouse manegement on public servisse: a study in the municipality of Sapeaçu, Bahia

Rafael Silva de Azevedo; Josemário Santana Bonsucesso

Resumo

A implementação da gestão de almoxarifado no setor público possui marcos normativos
e apresenta pressupostos de controle de materiais e economicidade de recursos. Porém,
ainda é baixa a maturidade da gestão de materiais nas entidades públicas, sobretudo nos
pequenos municípios, geralmente ocasionada pela falta de conhecimento dos gestores e
das ferramentas da área. Desta forma, este trabalho objetivou avaliar a Gestão de
Almoxarifado do Município de Sapeaçu-BA. Realizou-se um estudo descritivo, de caráter
qualitativo, com estudo de caso no Almoxarifado Central do poder executivo do
Município estudado. A coleta de dados se deu por observação sistemática, análise
documental e aplicação de questionários aos servidores responsáveis pela gestão
operacional e estratégica de materiais no Município. A pesquisa demonstrou que, de
modo geral, a estrutura do Almoxarifado, nos aspectos físicos, técnicos e tecnológicos, é
básica e incipiente. As principais fragilidades identificadas foram: falta de capacitação
dos servidores que atuam na área, layout de ambiente e armazenagem inadequados,
descumprimento de normas de segurança do trabalho, comunicação falha entre o
almoxarifado central e os setoriais, ausência de técnicas de controle de estoque, falta de
sistemas informatizados e ausência de elaboração de relatórios gerenciais. Tais
fragilidades apontam para a necessidade de aperfeiçoamento do controle de material,
principalmente se for considerado que a despesa com material de consumo no exercício
de 2022 compreendeu 15% do valor da receita arrecadada no mesmo ano. Os dados
apresentados sugerem a adoção de ações que promovam a implementação efetiva de
práticas de Gestão de Almoxarifado no Município de Sapeaçu-BA.

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Publicado

2024-03-21