Estratégias de marketing de lugares: a percepção dos moradores de uma pequena cidade do estado do Rio Grande do Sul – RS / Marketing strategies for places: residents' perception in a small town in the state of Rio Grande do Sul – RS
Ariosto Sparemberger; Luana Leticia Wiesenhütter; Cristian Sparemberger
Resumo
As menores cidades são a maioria no Brasil e geralmente carecem de estudos e de
pesquisas que possam trazer contribuições para o desenvolvimento social e econômico
desses locais. Nesta direção, este trabalho aduz como objetivo analisar as principais
percepções dos moradores em relação marketing de lugares, compreendendo as
estratégias de marketing de atração, de infraestrutura, de pessoas e de imagem para um
município de baixa densidade demográfica. A metodologia do estudo é composta por uma
pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma
pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de
um questionário para uma amostra de 380 residentes. O processo de análise e
interpretação dos dados quantitativos se deu através da parte matemática e estatística. Nos
resultados, observou-se percepções dos residentes predominantemente positiva em
relação as estratégias de marketing de lugares. Porém, algumas situações identificadas na
pesquisa, merecem atenção do poder pública para melhor posicionar estrategicamente o
município, em nível local e regional.