A integração dos canais e as devoluções: revisão, síntese e agenda de pesquisa / Channel integration and product returns: review, synthesis and research agenda
Mateus Brettas Lund; Luiz Antonio Slongo
Resumo
Este estudo apresenta uma revisão e síntese da literatura sobre as devoluções em contexto
de integração dos canais do varejo, diante da relevância adquirida por tais tópicos nos
últimos anos. Para tal, empreendeu-se uma revisão sistemática da literatura a partir de
bases de dados de vasto acervo, embasando sua construção em protocolo e framework
consolidados. O processo de revisão culminou com uma amostra de 24 artigos, os quais
foram analisados sob diferentes prismas, permitindo identificar que o tema é abordado
por uma variedade de disciplinas, mas ainda é incipiente e carece de maior
amadurecimento teórico. A compra online e devolução na física e os showrooms são as
práticas de integração mais abordadas. Em termos de contexto, os estudos foram
preponderantemente realizados na América do Norte e Europa, sendo a área de Moda,
Calçados e artigos esportivos a mais explorada. Quanto à metodologia, identifica-se que
abordagens mistas, que se utilizem de métodos que permitam a triangulação de dados
possam trazer contribuições relevantes à área.