O impacto da pandemia nas decisões de marketing em uma empresa de educação a distância / The impact of the pandemic on marketing decisions in a distance learning education company
Flávia Ivana de Melo Santos; Vérica Freitas; Verônica Angélica Freitas de Paula
Resumo
Com a pandemia da Sars-Cov-2 (Covid-19), as organizações precisaram repensar suas
estratégias em diferentes aspectos. Em pouco tempo, as empresas buscaram entender a
situação e adaptar suas ações para o novo cenário. Algumas empresas utilizaram
estratégias relacionadas a marketing digital para manter ou impulsionar seu negócio
durante a pandemia. Pelo impacto gerado no setor, o caso das instituições de ensino em
geral e em especial aquelas que atuam com educação a distância, merece ser estudado.
Assim, o objetivo geral deste artigo é analisar o impacto da pandemia causada pelo SarsCov-2 nas decisões de marketing em uma empresa de educação on-line. Buscando
alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com estudo de
caso único. Foi realizada entrevista com roteiro semiestruturado e foram utilizados
também dados secundários fornecidos pela empresa estudada. A partir da análise dos
dados, nota-se que a empresa conseguiu crescer mesmo em época de pandemia. Os
resultados descrevem como a empresa utilizava os 8Ps de marketing antes da pandemia
e como passou a planejar e elaborar suas estratégias durante a pandemia.