Desvendando o engajamento: estratégias de influenciadores digitais em frederico westphalen à luz do marketing de influência e digital / Unveiling or engagement: influential digital strategies in frederico westphalen under influence and digital marketing
Paola Zanatta Lopes; Anieli Ebling Bulé; Ana Claudia da Rosa
Resumo
Com o aumento do uso das redes sociais, observou-se o surgimento de um nicho
profissional, protagonizado pelos chamados influenciadores digitais. Esta pesquisa, por
meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, buscou descobrir quais são as estratégias
adotadas por influenciadores de Frederico Westphalen para conquistar mais engajamento.
A coleta dos dados foi realizada através da observação e investigação de postagens (com
traços netnográficos) nos perfis do Instagram de duas influenciadoras, durante os meses
de março, abril e maio de 2022, além de entrevista por meio de roteiro semiestruturado.
Quanto aos principais resultados, destacam-se a identificação de que as influencers, antes
de fazer qualquer trabalho de divulgação, buscam conhecer o produto ou serviço a ser
divulgado por elas, para assim terem a certeza de que estão indicando para seus
seguidores, algo que vá atender as expectativas deles, sem correr o risco de perder a sua
credibilidade com o público. Nesta pesquisa buscou-se evidenciar quais são as estratégias,
que as influenciadoras utilizam, onde ambas vão de encontro com os princípios do
Marketing de Influência e do Marketing Digital.