A interfuncionalidade das áreas de logística e marketing para a criação de vantagem competitiva / The interfunctionality of logistics and marketing areas to create competitive advantage
Edilene dos Santos Bezerro; Elisa Mirales
Resumo
Alguns autores destacam a existência de estreita relação entre as funções de Logística e
Marketing, mostrando que as duas funções estão intimamente ligadas, e que, quando
integradas, são capazes de exercer uma influência positiva no desempenho das empresas,
oferecendo melhorias nos processos, resultados operacionais, e aumento de valor
percebido pelo cliente. O presente artigo tem como o objetivo abordar e compreender
como a interfuncionalidade entre as áreas de Logística e Marketing podem gerar
vantagem competitiva para uma empresa do ramo de Epi’s e calçados de segurança do
interior de São Paulo. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o estudo de caso, com
abordagem qualitativa. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para obtenção dos
dados. Como resultado, identificou que existe a integração das áreas em questão na
empresa e que esta interfuncionalidade se forma como forte base para a criação de
vantagem competitiva. Foi possível compreender como essas duas áreas se relacionam e
que oferecem diferenciação quanto a otimização dos processos, melhor utilização do
recurso financeiro e nível de serviço da empresa, como entregas rápidas, custos, redução
de gastos, infraestrutura operacional, estrutura mais adequada de estoque, sistema mais
dinâmico.