S-COMMERCE NO INSTAGRAM: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO DE MODA PRAIA
Rômulo Mesquita Franco, Diego de Queiroz Machado, Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Sônia Regina Amorim Soares de Alcântara, Luís Matheus Tavares Silva
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral investigar as oportunidades e os desafios do mercado de moda praia na modalidade s- ommerce. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de entrevistas contendo perguntas relacionadas às informações pessoais, informações empresariais e oportunidades e desafios na abertura e manutenção dos s- ommerces dos entrevistados. A pesquisa foi realizada com quatro empreendedores que atuam no segmento de moda praia pela rede social Instagram. As entrevistas foram feitas durante o mês de outubro e novembro de 2018. Os resultados apontam que as principais oportunidades para abrir e manter um comércio eletrônico são: ampliação de nichos/mercado, baixo custo para iniciar uma loja on-line, baixo custo para manter uma loja on-line, trabalhar com estoque mínimo e facilidade em criar uma conta. Os resultados inferem também que os principais desafios para abrir e manter um comércio eletrônico são: concorrência, dificuldade de troca, impossibilidade de experimentar e resistência em comprar de forma on-line.