A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A TOMADA DE DECISÃO ALIADA A PROCESSOS – O CASO DA EMPRESA GEOLOCALIZAÇÃO X

Diogo Gabriel Teixeira de Gouvêa, Pedro Senna, Renan Machado, Marina Motta, Rafael Cavalcanti de Jesus

Resumo

Este trabalho busca trazer luz sobre a questão da gestão do conhecimento e sua aplicação por meios de processos que possibilitem a melhor tomada de decisão do gestor e sua equipe. O estudo de caso foi elaborado em conjunto com a empresa Geolocalização X, fundada em 2017 e, segundo seus funcionários definem, uma empresa de TI, big data e inteligência de mercado, sendo um software especializado em geomarketing que processa mais de 28 milhões de informações em nível de quarteirão. O fundador da empresa passou pelo dilema comum que muitas empresas enfrentam, que é entender como levar os conceitos de negociação, precificação e definir as etapas do processo para que as ações da empresa ocorram com homogeneidade sem perder o conhecimento. Qual preço cobrar? Como negociar? Deixaremos lições das vitórias e fracassos para os futuros colaboradores tomarem melhores decisões? Estes foram os principais problemas enfrentados no início da operação da empresa e, para tal, foram avaliados três processos da empresa, o “funil de vendas”, a diferença de precificação de projetos e o processo de desenvolvimento de novos negócios. Os resultados da aplicação de processos para as necessidades da empresa sugerem um efeito positivo para a tomada de decisão tanto do gestor como de seus liderados na realização de negócios gerando o crescimento da empresa.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

Artigos