TRANSIÇÃO SOCIOTÉCNICA NA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Francisca Goedert Heiderscheidt, Fernando Antônio Forcellini

Resumo

O atual panorama das instituições públicas de ensino superior está em um momento crítico e isso é de conhecimento consolidado pelos brasileiros. A autoavaliação institucional enseja a melhoria contínua das universidades, no entanto, percebe-se esse processo como o cumprimento meramente formal dessa função. A inovação nesse processo se torna crucial e a gestão da transição é uma lente que auxilia na identificação dos atores envolvidos, bem como na concretização da implementação dessa transição sociotécnica. O artigo tem como objetivo identificar a percepção dos atores envolvidos sobre a necessidade de transição sociotécnica na autoavaliação institucional. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Este artigo é relevante para ampliar conhecimento pois os processos avaliativos precisam inovar para alcançar melhores resultados. Identificou-se a inovação como um aspecto crítico no setor público e sugeriu-se a transição sociotécnica como mudança de paradigma e alcance de melhores resultados na gestão pública universitária.

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Publicado

2022-03-02

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Artigos