MODELOS DE NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Luiza Baggio Reinhart, Cristiane Froehlich, Ana Cláudia Wecker

Resumo

O mundo tem enfrentado vários desafios relacionados ao clima, escassez de recursos e desigualdades sociais, o que por consequência pressiona as organizações a repensarem suas estratégias de negócios. Diante disto, através de uma revisão sistemática de literatura, tem-se como objetivo analisar produções científicas que relacionam os temas modelos de negócios e sustentabilidade, em bases de dados que contemplam produção acadêmica brasileira. Como questões norteadoras, tem-se: Como os autores vêm trabalhando a relação entre os temas modelos de negócios e sustentabilidade? Quais são as categorias que emergem dessas pesquisas? Quais os assuntos que são pesquisados nessas categorias? Quais são os métodos de pesquisa utilizados nesses estudos? Quais são as sugestões para futuras pesquisas? Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa e quantitativa. Identificou-se a aplicação dos temas em diversos contextos, havendo maior concentração em estudos de caso, pesquisas exploratórias e qualitativas, as categorias que emergiram da revisão sistemática foram “Modelo de Negócio com Valor Sustentável”, “Modelo de Negócio com Impacto Social” e “Inovação no Modelo de Negócio para Sustentabilidade”. A partir dessa pesquisa é possível traçar um panorama destacando os interesses dos pesquisadores e as sugestões para estudos futuros, contribuindo para novas pesquisas.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

Artigos