EMPREENDEDORISMO DE PALCO E A DESINFORMAÇÃO NA NARRATIVA DA MOTIVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO
Meena Anjali de Falleiro, Antonio Adami
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de situar o estudo do empreendedorismo no campo da comunicação, a partir das suas problemáticas. Para tanto, tratamos da presença dos discursos relativos à cultura empreendedora no cenário midiático, assim como a conexão entre o fenômeno ‘empreendedorismo de palco’, no qual são apresentados influenciadores digitais como empreendedores de sucesso, com fórmulas mágicas versus as escolas clássicas da teoria organizacional que embasam o empreendedorismo, cujo referencial contribui para a compreensão da seriedade dos seus fundamentos. A desinformação, propagada através do fenômeno dos influenciadores digitais somada à contribuição que a modernidade líquida (BAUMAN, 2001) estabeleceu, utilizando-se de relações superficiais que constroem e desconstroem a informação será retomada nesse artigo. A noção de inspiração é apresentada para as formas comunicacionais que organizam a ideologia empreendedora em sua divulgação, em chave motivacional e positiva.