Gestão das operações em empresas comerciais de alimentos: uma análise a partir do contexto do programa brasil mais
Margareth Aquino dos Santos; Napiê Galvê Araújo Silva
Resumo
A Gestão das Operações permite uma visão sistêmica da empresa, auxiliando
estrategicamente na melhoria de todos os setores. O presente estudo visou investigar a
intensidade de mudanças ocorridas na dimensão da gestão das operações nas empresas
participantes do primeiro e segundo ciclos do programa Brasil Mais, do setor de alimentos
da região Seridó, a partir dos temas: Operação Enxuta, Gestão de processos e Cultura de
Alta Performance. Quanto à metodologia, foi utilizada pesquisa aplicada para levantar
dados e informações. O instrumento de pesquisa foi um questionário. Quanto aos
objetivos, pode-se classificar em quantitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa
demonstram que as empresas apresentaram mudanças significativas, com a implantação
de ferramentas gerenciais de apoio para melhor acompanhamento das suas atividades.
Tendo em vista as constantes mudanças globais e o mercado cada vez mais exigente, a
gestão das operações, torna-se necessária às micro e pequenas empresas, colaborando
para que sejam mais eficientes, organizadas e produtivas, sendo um diferencial ao novo
contexto que requer mudanças rápidas.