Sobre a Revista

 

Trilhas Pedagógicas

Revista dos Cursos de Pedagogia e Matemática
(ISSN: 2237-0153)
QUALIS B2

E 229597
(CINECA - ServizioGestioneRiviste)

                                                   

Apresentação

 

A Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE), a fim de levar a efeito as metodologias de indissociabilidade da tríade ensino – pesquisa – extensão em seu processo formativo, apresenta à comunidade acadêmica a Revista Trilhas Pedagógicas. A Revista Trilhas Pedagógicas, dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da FATECE, tem por objetivo oportunizar reflexões teóricas e metodológicas e expressar, através do tema escolhido – Pesquisas sobre a Educação e o Ensino, a necessidade de nos debruçarmos sobre o assunto, com o intuito de buscar respostas para as questões que permeiam as nossas práticas. As respostas aos questionamentos se mostram mais próximas quando conseguimos desmistificar o processo de pesquisa, concebendo os questionamentos como problematizações críticas, elaboradas com a intenção de melhor entender a realidade em que nos inserimos, atentas ao rigor metodológico exigido, a fim de viabilizar possibilidades por meio de nossas próprias elaborações e rumar em direção às mudanças que almejamos. A valorização da pesquisa na formação docente tem como aliado o espaço criado por esta publicação, no qual a expressão do debate científico, representado pela produção de conhecimento de diversos protagonistas da educação, encontra lugar e oportunidade para apresentar pluralismos de ideias e diversidades de experiências. Do ponto de vista temático nos centramos na educação escolar, o que se justifica pelo fato de que nas sociedades ocidentais, em cujo âmbito nos incluímos, a escola se tornou a partir da Modernidade, a forma principal e dominante de educação. Quanto ao enfoque, sem prejuízo à liberdade de abordagem a ser adotada pelos autores de cada artigo, sugerimos um balanço de cada tema, de modo a esclarecer o contexto em que nos encontramos hoje. Pronta a Revista, pretendemos colocar nas mãos dos leitores, um instrumento útil para a compreensão da educação brasileira, abrangendo as grandes áreas em que se desdobra a educação escolar. Assim, a partir da diversidade de investigações, a Revista Trilhas Pedagógicas toma forma e ocupa o seu espaço, trilhando seu próprio caminho e esboçando seu próprio perfil, revelando as singularidades das experiências. Esses repertórios de investigação possibilitam a compreensão dos múltiplos itinerários e sentidos que constituem a Pesquisa em Educação.

 

 

Indexação Diretório