ROTINA FAMILIAR E SERVIÇOS DE APOIO NA PANDEMIA: RELATOS DE FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Letícia Thays Bessa Silva, Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Fabiana Cia

Resumo

Esse estudo objetivou caracterizar e comparar as rotinas familiares e os serviços de apoio utilizados pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista, durante a pandemia da COVID-19, considerando as famílias cujos filhos foram diagnosticados antes e durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa-qualitativa, do tipo exploratória. A amostra de 16 participantes foi composta de modo não probabilística, sendo todas mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, em que 10 delas os filhos tiveram diagnóstico antes da pandemia da COVID-19 (primeiro grupo) e seis delas os filhos tiveram diagnóstico de TEA durante a pandemia da COVID-19 (segundo grupo). O estudo foi realizado na plataforma digital Google Forms por meio de dois questionários direcionado a cada grupo de mães. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos e todos os participantes concordaram com a participação e preenchimento dos instrumentos. A partir dos resultados constatados dos dois grupos de mães, infere-se que as rotinas de atendimentos sofreram impacto da pandemia e que houve o fornecimento de orientações por parte dos profissionais, mas uma parcela não as considerou suficiente. Também foi constatado que as atividades relacionadas a lazer e brincadeiras foram as mais comprometidas. Diante de todas essas mudanças, as mães relataram sobrecarga e necessidade de mais serviços de apoio.

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Publicado

2022-08-09