ANÁLISES E CORRELAÇÕES DO SUPORTE SOCIAL E DA SATISFAÇÃO PARENTAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM AUTISMO1

Luiza Laroza Selarim Santana, Fabiana Cia, Cariza de Cássia Spinazola

Resumo

Sabe-se que os contextos familiares são fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. Quando tratam-se de famílias de crianças com autismo, muitas necessitam de uma rede de apoio social. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa foram: (a) identificar e analisar a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com autismo e (b) relacioná-los com os dados sociodemográficos dessas famílias. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e correlacional. Participaram da pesquisa 15 mães de crianças com autismo, entre três e oito anos de idade, matriculadas em escolas públicas. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: Questionário de suporte social e Escala de satisfação parental. A coleta ocorreu por entrevista individual presencial ou remota. Os dados obtidos foram quantitativos e correlacionados com o teste de Spearman. Os resultados demonstraram que, apesar de todo o estresse causado pela deficiência, as mães se sentiam satisfeitas com a maternidade e com o suporte social recebido. Todavia, uma das pessoas suportivas mais indicadas foi o próprio filho, ficando desamparadas em situações mais problemáticas. Com as variáveis, as correlações positivas foram: a idade das mães com itens relacionados ao tempo com o filho; a idade dos filhos com a importância da parentalidade e com itens referentes ao suporte emocional; a escolarização das mães com a quantidade de pessoas e com a satisfação com suporte emocional recebido. Tem-se como conclusão que com o passar dos anos, as mães tornam-se mais propensas a ter um bom suporte social, aumentando a Satisfação Parental.

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Publicado

2022-08-09