BREVE COMPREENSÃO SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Ivana Stival

Resumo

Os problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro como, por exemplo, repetência e evasão escolar, violência nas escolas, tanto podem influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos como agravar as condições das crianças que já apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Nesta mesma perspectiva, o fracasso em tarefas escolares pode conduzir o baixo senso de auto-eficácia para aprendizagem, podendo este ser preditivo para a falta de persistência na aprendizagem de novas tarefas. A dificuldade de aprendizagem quase sempre se apresenta associada a outros comprometimentos. Estudos têm revelado que comumente as crianças com dificuldades escolares manifestam paralelamente prejuízos de ordem emocional e comportamental. Uma destas dificuldades é classificada como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), nosso foco nesta pesquisa. Quem sofre de TDAH, apresenta falta de atenção e hiperatividade, como seu próprio nome já diz, e normalmente é visto, para alguns pais e professores, como falta de educação e/ou falta de vontade de estudar. Por pensarem que se trata de um problema exclusivamente infantil muitos adultos talvez, não receberam o diagnóstico e nem o tratamento adequado. Nesse sentido, o presente trabalho de revisão de literatura tem como objetivo alertar sobre os motivos do déficit de aprendizagem e indicar pistas para orientar pais e professores a agir de forma adequada, para que este indivíduo que possui o transtorno não sofra suas consequências no futuro.

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Publicado

2022-08-09