A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB À LUZ DE PAULO FREIRE
Sílvia Ferro, Nájela Tavares Ujiie, Marcia Regina Royer
Resumo
Em um mundo de constantes mudanças é necessário estar preparado. A escola tem fator essencial em preparar alunos e alunas para serem cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. Uma perspectiva pedagógica que aborda estas capacidades e habilidades é a de Paulo Freire. Para tanto, faz-se necessário uma formação de qualidade desde a base, para que temas como a da Educação Ambiental possam ser discutidos e ensinados de acordo. À vista disso, este trabalho tem como objetivo desvelar as possíveis relações entre o processo de ensino na Educação Infantil sobre Educação Ambiental e a pedagogia freireana. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa em um estudo teórico de forma explicativa, buscou-se discutir e refletir sobre a temática em questão. Foi possível observar que os estudos de Paulo Freire estão alinhados à perspectiva da Educação Ambiental, no sentido de formar cidadãos críticos à sua realidade, de relacionar a teoria com a prática e de ir contra a uma educação bancária, em que o professor é tido como detentor do conhecimento. A Educação Infantil constitui-se como um momento ideal para que questões como estas sejam discutidas e refletidas entre professores e alunos. Outrossim, faz-se necessário que os professores tenham uma preparação e formação adequada para que então possam desenvolver um trabalho com a Educação Ambiental para além do conservadorismo. É certo que esta discussão não termina aqui, mas acredita-se que estas reflexões podem favorecer um ensino de qualidade.