METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO APORTE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL

Viviane Barbosa Huf, Cristiane de Fatima Budek Dias, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Guataçara dos Santos Junior

Resumo

O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado que surgiu com o intuito de buscar caminhos para auxiliar a formação inicial dos futuros professores pedagogos, com relação aos conteúdos Matemáticos e a metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com delineamento interpretativo e natureza aplicada sendo desenvolvida em duas etapas. A primeira buscou reconhecer as principais dificuldades dos acadêmicos do curso de Pedagogia e, a segunda etapa buscou a superação dessas dificuldades por meio da realização de cinco oficinas. Desta forma, este artigo tem como objetivo descrever e analisar as contribuições de uma dessas oficinas, que envolveu o conteúdo de Probabilidade e Estatística, visando a aprendizagem significativa das participantes. Os resultados apontam que a oficina contribuiu para a modificação dos subsunçores iniciais das participantes em decorrência das atividades desenvolvidas, oportunizando assim a diferenciação progressiva dos conceitos e indícios de aprendizagem significativa subordinada. Além de proporcionar a mudança de pensamento das participantes e enriquecer as possibilidades de práticas docentes.

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Publicado

2022-08-09