ANÁLISE DO CONTEÚDO DE IMUNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Aline Marzano Miranda, Débora Fernandes Rodrigues, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo
No Brasil o livro didático é amplamente utilizado, representando um recurso importante no ensino, sendo muitas vezes o único recurso utilizado pelo professor. Dentre os diversos conteúdos abordados nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, o conteúdo de imunologia possui grande relevância, visto que a vacinação se encontra ameaçada pela frequente desinformação das pessoas acerca do assunto e o contraste dos movimentos anti-vacinas. O objetivo do trabalho foi analisar o conteúdo de imunologia nos livros didáticos de Biologia de Ensino Médio. Foi realizada uma análise mista de seis coleções e de um livro volume único. Entre os resultados obtidos destaca-se que todos os livros possuem conteúdos atualizados, sem distorções e as informações sobre vacinas e antissoros foram sempre presentes. Além disso, constatou-se a utilização de linguagem adequada, bem como conteúdo disperso conectando-se com outros temas. Foi observado que 57% das coleções dispunham de menos de cinco páginas para o desenvolvimento do conteúdo e 40% possuíam um bom desenvolvimento do tema.