NÚMEROS COMPLEXOS: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES VOLTADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR ENTRE 2000 E 2019

Wagner Marcelo Pommer

Resumo

Esta pesquisa objetivou mapear monografias de pesquisa brasileiras tematizadas nos números complexos no período de 2000 a 2019 no entorno do Ensino e Educação. A metodologia adotada foi o Estado da Arte, em busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Nestas bases a palavra-chave empregada foi ‘números complexos’ e restringiu-se os resultados para áreas situadas no Ensino e Educação. Nesta busca foram encontradas 15 dissertações acadêmicas, 2 teses e 9 monografias profissionais. Quanto ao sujeito de pesquisa, 40,91% das monografias versaram sobre alunos, 22,73% se focaram no uso de Softwares e Tecnologias da Informática, enquanto que somente 4,54% envolveram professores. Os principais referenciais teóricos das monografias utilizaram a História e Epistemologia do tema (34,61%) e a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval (23,07%). Um ponto de destaque foi a opção dos autores em desenvolver a pesquisa por meio das representações geométricas ou por meio da História da Matemática de modo a contrapor a exposição algébrica predominante dos manuais didáticos de Ensino Médio.

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Publicado

2022-08-09