PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM BASE EM UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Camila Mendes Garcia, Michele Aparecida Greggato Carpini

Resumo

O objetivo desse trabalho é explorar as concepções de currículo e planejamento escolar evidenciando sua prática no cotidiano das escolas através dos aspectos políticos e pedagógicos que orientam todas as ações do ensino. Partindo de uma gestão escolar democrática, que conta com a participação coletiva para o planejamento, organização e efetivação das ações dentro das escolas, tal prática, evidencia e fortalece os vínculos das relações dos sujeitos inseridos dentro e fora dela, ampliando e oportunizando os processos de aprendizagem dos alunos. Pautada nos princípios de igualdade, liberdade valorização do profissional e pluralismo, a gestão democrática atua para uma educação de qualidade articulando seus princípios para que o funcionamento das escolas, em todas os seus segmentos sejam efetivos e colaborem na formação de cidadãos partícipes e conscientes. Assim, o artigo aborda os princípios e importância da gestão democrática de qualidade diante do planejamento escolar e estruturação do currículo como aspecto que constitui de maneira imprescindível a atuação dos gestores, professores e formação do aluno. Os elementos que compõe a gestão participativa como também os documentos que fundamentam e norteiam os professores também auxiliam na construção e efetivação do currículo em vista do desenvolvimento pleno do aluno.

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Publicado

2022-08-09