O PROFESSOR MOTIVADOR: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Isabelle Caroline Bonun do Prado, Grazielle Simões Rodrigues Gonçalves, Ana Carolina Kastein Barcellos

Resumo

A pesquisa buscará evidenciar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma das modalidades que merece ser analisada dada sua relevância no contexto educacional e também na inserção do jovem e do adulto na sociedade. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (1996), essa modalidade é voltada para pessoas que não ingressaram ou terminaram a educação básica na idade regular. A hipótese da pesquisa é que a partir do momento que os alunos retornam aos estudos, eles apresentem baixa autoestima por se tratar de um momento diferente para aprendizagem, outro fator é a ação do professor em sala de aula, sendo o responsável do fracasso quanto do sucesso escolar de seus alunos. O objetivo dessa pesquisa é de caracterizar a educação de jovens e adultos como uma das etapas importantes de ensino e aprendizagem, destacando o papel do professor para o desenvolvimento da motivação de seus alunos. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa apresenta um histórico da EJA com bases legais. Também discute a motivação e a colaboração do professor motivado em sala de aula, bem como a análise de dados de um caderno do Ministério da Educação e Cultura para professores que trabalham com essa modalidade. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com base nos seguintes autores Freire (1989, 2011), Gadotti (2001), Pinto (2000), dentre outros. Dessa forma essa pesquisa se justifica pela importância da figura do educador confiante na capacidade de seus alunos, colaborando para que assim exerçam seus direitos de cidadãos em sociedade.

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Publicado

2022-08-09