PERCEPÇÃO E DIAGNÓSTICO DO ALUNO ANHANGUERA LEME-PIRASSUNUNGA FRENTE AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E COERÊNCIA CURRICULAR
Rafaela Rebessi Zillo, Júlia Lino Duz, Fabiola Rebessi Zillo
Resumo
A educação tem se desenvolvido constantemente dentro dos avanços tecnológicos e novos métodos de ensino. Ambos buscam facilitar a interação entre aluno, professor e conhecimento. O objetivo da pesquisa foi conhecer o perfil do alunado da Anhanguera Leme-Pirassununga, a fim de analisar como o método de avaliação continuada é percebido por eles. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com 30 perguntas, o qual foi aplicado pela plataforma Google Forms. Os resultados mostraram diferentes idades entre os alunos, contrariando a literatura, e demonstrando que a IES deve adaptar-se às divergências entre gerações no mesmo espaço de ensino. Em relação à cor, o resultado também diferiu da literatura, demonstrando a necessidade de representatividade e expressão das diversidades. 68% dos estudantes conciliam trabalho e estudo, podendo ser revista a carga horária extraclasse. Sobre o método de avaliação 15% dos alunos desconhecem seu objetivo, 41% não sabem a diferença entre suas divisões e 20% desconhecem a obrigatoriedade de algumas atividades, porém 84% acredita que o método é um facilitador, 42% não sabem diferenciar os três tipos de modelos de aula. Sobre coerência curricular, 35% desconhecem a matriz dos seus cursos, e 87% afirmam que os professores dominam os conteúdos. Conclui-se que o método é visto como positivo, porém é necessário aprimorar a comunicação entre IES e os alunos, para que o método seja realmente compreendido dentro de novos perfis e realidades, ademais é imprescindível o comprometimento dos colaboradores da IES para auxiliar nos desafios do principal ator dessa relação: o aluno.