JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: LEVANTAMENTO DOS TIPOS E TEMAS TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rafaela Pimentel Gonçalves Florentino, Telma Temoteo dos Santos
Resumo
A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento de artigos sobre o tema jogos didáticos no ensino de ciências e biologia. Foi orientada pela pergunta: quais tipos de jogos têm sido desenvolvidos/aplicados por professores e quais temas trabalhados por meio destes recursos didáticos? A fim de atingir o objetivo, o caminho metodológico consistiu em realizar uma busca no Portal Capes Periódicos e no Scientific Electronic Library Online (SciELO) para selecionar artigos que abordassem práticas de ensino de ciências e biologia por meio de jogos didáticos. Os resultados apontam que os jogos de tabuleiro são os mais utilizados pelos docentes no ensino de Biologia e as temáticas de Zoologia as mais recorrentes nos recursos desenvolvidos no ensino médio. O levantamento de tais resultados é importante para subsidiar discussões sobre as concepções dos docentes sobre o que ensinar e também como as escolhas metodológicas são guiadas pelo currículo e expectativas com os exames vestibulares.