UMA REVISÃO DE LITERATURA DO TEMA GRANDEZAS&MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS ENTRE 2011 E 2020

Ana Carolina Ramos Pires, Wagner Marcelo Pommer

Resumo

Este artigo visou mapear as contribuições na temática ‘Grandezas e Medidas’ nos artigos de periódicos brasileiros entre 2011 a 2020 com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia empregada foi o Estado da Arte e a coleta de dados se situou no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Dos treze artigos científicos, 38,46% foram de revistas localizadas na região Sudeste, seguido de 30,78% da região Sul, 15,38% da região norte e número idêntico da região Nordeste. Ainda, 50% das pesquisas se focaram em alunos, licenciandos e professores em exercício, seguido de 28,58% em documentos curriculares mais recentes na educação brasileira. Com relação às abordagens teóricas, verificamos que 3,6% envolveram o item ‘Avaliações’, 10,7% versaram sobre a ‘Formação de Professores’, 14,3% situaram ‘Documentos Curriculares’, 21,4% consideraram aspectos da ‘Epistemologia e/ou História da Matemática’ e, por último, 50% versam sobre a ‘Didática da Matemática’.

Downloads

Publicado

2022-08-09