AS IMAGENS NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Guimarães Zanella Diniz, Tania Cremonini Araújo-Jorge, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo
A educação formal, de maneira ampla, é fortemente apoiada pelo livro didático. Os livros de Ciências devem propiciar ao aluno uma compreensão científica, filosófica e estética de sua realidade. O ensino de genética no Ensino Fundamental pode ser compreendido como uma área de interseção entre variados campos da Biologia e pretende desenvolver, nos estudantes, o pensamento crítico e a capacidade de se posicionar e opinar sobre temas polêmicos, bem como permitir que o discente aplique os conhecimentos adquiridos no cotidiano, compreendendo os princípios básicos que norteiam a hereditariedade. No ensino de genética chama a atenção o apoio em recursos visuais, mesmo em se tratando de um conteúdo que tem sua base em estruturas não visíveis a olho nu. O presente trabalho objetivou identificar, em livros didáticos de ciências destinados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a presença de imagens nos conteúdos de genética e, baseados na categorização de Peráles e Jimenez (2022), classificar as imagens quanto a aspectos relacionados à função, tipo, relação com o texto e conteúdo científico que as sustenta.