O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS DO IFNMG, CAMPUS SALINAS
João Victor Ferreira, Telma Temoteo dos Santos
Resumo
Com a pandemia da Covid-19, aumentou o número de instituições de ensino formal que passaram ofertar as aulas através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizando das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A presente pesquisa buscou levantar as percepções dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG, Salinas) sobre o uso das TDICs durante o ensino remoto. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma coleta de dados por meio de questionário, estruturado no Google Forms, e aplicado nos grupos das turmas dos cursos de licenciaturas. Foram obtidas 61 respostas, e os relatos apontaram as vantagens e desvantagens das aulas remotas, os desafios enfrentados pelos estudantes para conhecer as diferentes TDICs apresentadas pelos docentes, bem como a importância de políticas públicas para garantir o acesso a rede de Internet e melhores equipamentos eletrônicos. Espera-se, que os resultados da presente pesquisa despertem o interesse de outros pesquisadores das áreas das tecnologias educacionais e formação de professores, de modo a investigarem tais ferramentas (potencialidade e impactos) em outros espaços de ensino superior.