A IMPORTÂNCIA DO APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DE UMA CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ana Claudia Lopes, Ana Beatriz Domingos, Bruna Marcela Leme Cagliarani, Carolina Cremasco, Inácia Donizetti Reis do Prad, Luana Ribeiro de Souza, Isaías Peixoto
Resumo
A pesquisa aborda a importância de ser trabalhado o lúdico na Educação Infantil, uma vez que as brincadeiras realizadas em sala de aula, desde os anos iniciais, servem de estímulo para o processo de desenvolvimento das crianças. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar em que medida o brincar, no ambiente de aprendizagem é relevante na perspectiva dos professores da Educação infantil. Os objetivos específicos foram: analisar a importância e os benefícios das brincadeiras lúdicas para o desenvolvimento dos alunos; e identificar através de uma pesquisa quanti-quali, se os professores da educação infantil trabalham com atividades lúdicas no ambiente escolar e como se dá essa prática. Foram abordados diversos temas, tais como: a importância da interação pais-filhos e do incentivo ao brincar; os benefícios que o aprender brincando gera na criança; e como o uso excessivo de tecnologias pode ser prejudicial para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Como referencial teórico, utilizou-se os autores: Vygotsky, Brennand, Santos, Rezende, Santos e Tonhon, Machado, Teixeira, CNE, França, Piaget, Cunha, Kishimoto e uma pesquisa quanti-quali, com 11 professoras que responderam a um questionário via Google Forms. Os principais resultados encontrados foram: a falta de recursos, materiais e tempo para preparar os conteúdos criativos para educação infantil e como consequência muitos educadores buscam soluções alternativas, como a compra de materiais e confecção dos mesmos. Identificamos que as educadoras consideram o lúdico uma ferramenta muito valiosa e que na maior parte do tempo trabalham com esse método.