TEORIA PIAGETIANA NA PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DE UMA CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gabriela Suhet Pereira, Ana Flávia Oliveira Bonfim, Daniela Cristina da Silva, Giovanna Cavichiolli, Renata Rodrigues das Neves, Isaías Peixoto

Resumo

O presente trabalho visa explorar a aplicação da Teoria Piagetiana no ensino da Matemática, analisando os conceitos inerentes e correlatos a ela (aspecto teórico) e sua efetiva utilização pelos docentes no cotidiano escolar, por meio de formulário desenvolvido na plataforma Google Forms. Inicialmente, são abordados o desenvolvimento da Matemática, o seu aspecto lúdico e conceitos necessários ao desenvolvimento do raciocínio da criança. Percebeu-se que a equilibração, a acomodação e a assimilação, assim como a presença da investigação por parte do discente, estão presentes por toda construção e internalização das ideias abstratas contidas dentro da disciplina matemática. Com a aplicação de questionário às professoras do Ensino Fundamental, chegou-se à conclusão de que a Teoria Piagetiana é indispensável na formação do professor, fornecendo ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada aluno, ou cada turma, fortalecendo a noção da pluralidade de situações dentro da escola.

Downloads

Publicado

2022-08-09