FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: REFLEXÕES E PROPOSTAS COM FOCO NAS METODOLOGIAS ATIVAS

Kácia Neto de Oliveira

Resumo

O texto buscou abordar a formação continuada dos professores oferecida pelo “Trilhas do Saber”, um projeto prioritário do governo do Estado do Amazonas realizado nos municípios de Parintins e Rio Preto da Eva – Am. A formação visou à apresentação de possibilidades de desenvolvimento de estratégias pedagógicas pautadas em metodologias ativas, trazendo os alunos para uma atuação emancipatória de aprendizagem, principalmente no período de retorno às aulas presenciais, tendo a sala de aula como lugar privilegiado para discussões, debates no sentido de sanar as dúvidas dos conteúdos mais pontuais. A formação contou com palestras, minicursos e oficinas, focando numa aprendizagem que fizesse sentido. O estudo mostrou que é possível desenvolver atividades didáticas pedagógicas pautadas em metodologias ativas de aprendizagens e que, necessariamente na sala de aula, os docentes não precisariam de conectividade para aplicabilidade das estratégias de ensino. Evidenciou-se também que os professores questionaram as condições de trabalham que lhes são oferecidas, pois dificultam a implementação de planejamentos pedagógicos que possam desenvolver aprendizagens mais significativas e que tenham o aluno como protagonista do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2022-08-09