ADAPTAÇÕES CURRICULARES EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – DA ABORDAGEM MULTINÍVEL À FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Cátia Marina Veloso da Silva Ferreira, Erivelton da Silva Lopes
Resumo
Este artigo busca inserir-se no debate educacional crítico, situando o Projeto de Educação para Todos no contexto atual. Nesse sentido, destaca-se os princípios e diretrizes que vêm balizando os documentos resultantes das conferências e fóruns mundiais de Educação Para Todos. Para proceder-se à análise de documentos, tomou-se a educação na perspectiva histórica; efetuando-se, outrossim, a crítica marxista ao sistema metabólico do capital e suas demandas no campo educacional, às quais, hodiernamente, a panaceia em torno da Educação Para Todos busca responder. O estudo reafirma a necessidade das adaptações curriculares para minimizar o atual projeto de universalização da educação básica, alinhado numa reestruturação da educação, diante de sua crise educacional. Defronte a isso, a Abordagem Multinível veio contribuir com a adaptações curriculares no acesso as Diretrizes para o desenvolvimento Universal para a Aprendizagem (DUA) no modelo prático de acrescer as possibilidades de evolução de cada escolar por intermédio de planeamento didático constante.