PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA NEUROAPRENDIZAGEM
Thais Danielle Schiavão e Souza, Cristiana Maria Di Primio Gonçalves
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) fornece para o Ensino Médio e Itinerários Formativos, oficialmente implementados em 2022, as competências, habilidades, valores e atitudes para a formação do indivíduo. A construção do currículo escolar pode ser analisada sob a perspectiva da fundamentação teórica, pela teoria dos currículos e estudos da psicologia, e pelas contribuições da neuroaprendizagem. Nesse estudo, dez competências da BNCC são destacadas e três habilidades: identificação, transformação e compreensão. As habilidades estão associadas com processos mentais da memória como observação e percepção; pensamento; e raciocínio, solução de problemas, imaginação e criatividade. O currículo escolar, em suas áreas de conhecimento, permite ao estudante o desenvolvimento em seus aspectos físico e biológico, cognitivo e psicossocial. Nas práticas educativas, trazemos reflexos das teorias curriculares tradicionais do século 20, do escolanovismo e do tecnicismo, atualmente ampliadas e presentes no currículo do Ensino Médio com as discussões das teorias pós-críticas: as competências socioemocionais dos estudantes diante das transformações sociais, econômicas e ambientais de um mundo globalizado.