ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Cristiane Zuza Romani, Letícia Suarez Perusso, Maísa Rodrigues Esmael, Melanie Renata Franzin Araújo, Thais Helena Bovo Martinelli

Resumo

Este projeto apresenta a aplicação de aula específica para uma criança em fase pré-escolar, com autismo, voltado para auxílio na alfabetização da aluna, tendo por objetivo específico o auxílio com a escrita de seu nome e o reconhecimento de palavras aos objetos do seu dia a dia. Temática esta definida com base em pesquisa de campo, realizada em uma escola do município de Descalvado, que conta com sala de Atendimento Educacional Especializado, onde foi constatado dentre vários alunos, uma que tem 5 (cinco) anos e frequenta o Pré II em outra escola do mesmo município e já deveria reconhecer as letras do alfabeto e fazer algumas associações simples de palavras, mas não o faz. Esta aluna possui autismo leve, e, por isso, precisa de atividades diferenciadas para lhe proporcionar o desenvolvimento esperado visto que autistas têm total condições de aprendizado, desde que sejam devidamente estimulados. O grupo contou com apoio da escola e dos pais para a realização das atividades à distância, já que devido à pandemia de Covid-19 as aulas são remotas no momento da realização deste estudo. O material desenvolvido para os pais trabalharem com a criança em casa foi desenvolvido com base em estudos de diversos profissionais de Educação e Psicologia, além de profissionais especialistas em Educação Especial. Ao final haverá, também, a criação de um vídeo curto, apresentando e explicando este projeto, seus caminhos e resultados.

Downloads

Publicado

2022-08-09