Uma proposta didática para introdução ao ensino de probabilidade no 6º ano do ensino fundamental por intervenção de jogos

Kattia Ferreira da Silva; Eniz Conceição Oliveira; Marli Teresinha Quartieri; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo

Diversas metodologias e recursos didáticos são utilizados para o ensino e aprendizagem
de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, este trabalho teve como
objetivo analisar as contribuições de jogos educativos para a compreensão dos conceitos
iniciais do conteúdo de probabilidade em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental,
de uma unidade escolar da rede municipal de ensino, situada na cidade de Gurupi/TO. A
aplicação da proposta didática foi desenvolvida em cinco aulas, com a aplicação de dois
jogos que visam contribuir no ensino de conceitos básicos de probabilidade. A
metodologia utilizada foi de natureza teórica e prática, utilizando-se a parte prática como
instrumento de coleta de dados. As atividades realizadas foram construídas com a
propósito de obter a participação de todos os alunos, visto que as turmas em que foram
desenvolvidas possuem diferentes níveis de alfabetização. Observou-se que tal prática
propiciou um ambiente de socialização e motivação que favoreceu a compreensão dos
conceitos introdutórios de probabilidade, tais como: eventos certo, provável, improvável
e impossível, possibilidade e probabilidade.

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Publicado

2023-08-07