Letramento literário: a poesia nos anos finais do ensino fundamental
Ana Paula da Silva; Cristiane Zuza Romani; Felipe Guimarães Cunha; Jaqueline Heloisa de Azevedo Sampaio; Júlio César da Silva Belfort; Maria Lucia de Godoi; Marcia Regina de Jesus Magdaleno; Tiago da Silva Barbosa
Resumo
A formação plena do estudante passa pela necessidade de conseguir expressar sua vivência de mundo através da escrita, desta forma, os discentes pertencentes aos anos finais do ensino fundamental carecem de aprimoramento necessário a esta obtenção, existindo a necessidade do devido mergulho deste aluno no letramento literário, haja vista que este é um poderoso instrumento de educação. Entre os caminhos existentes à solução
do problema da falta de leitura, o presente estudo, tem seu norteamento através da abordagem trazida pelas poesias, as quais carregam riquezas em seus versos repletos de sentimentos, além de salientar a relevância deste estilo literário na formação dos jovens. A poesia é um dos meios hábeis para a formação literária, a qual será abordada, através de levantamento bibliográfico, com o direcionamento voltado ao crescimento proveniente
desta abordagem metodológica quando utilizada no público-alvo desta pesquisa. Assim, observando as normas legais referentes à educação brasileira, como é o caso da BNCC, é trazido abordagens conceituais, através da análise do discurso, pela metodologia da escritora Laís Virgínia Alves Medeiros, bem como do escritor Antônio Cândido, o qual pontua inclusive sobre o equilíbrio entre forma e conteúdo do poema. Desta forma, esta análise tem o objetivo de apontar, através das considerações encontradas nesta sondagem, os possíveis ganhos advindos da utilização da poesia, como ferramenta de letramento
literário, por intermédio de atividades em sala de aula.