Gamificação no ensino superior: contribuindo para o ensino-aprendizagem de pré-cálculo
Julia Rodrigues Gubolin; Rogéria Cristiane Gratão de Souza
Resumo
Os conteúdos de matemática ministrados no ensino superior representam desafios aos
estudantes e acarretam aumento nos índices de reprovação. A gamificação tem
contribuído para aumentar a motivação e engajamento dos alunos aos estudos, uma vez
que utiliza mecanismos de jogos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais
dinâmico. Diante deste cenário, este artigo apresenta um aplicativo mobile gamificado,
denominado CollegeMath, que visa ensinar aspectos da matemática básica em um
contexto de pré-cálculo e, com isso, contribuir para mitigar as dificuldades dos alunos do
ensino superior em matemática. O aplicativo foi avaliado por 34 alunos do ensino superior
matriculados em disciplinas que envolvem conceitos matemáticos. Tais alunos usaram o
aplicativo por um período de 10 dias e responderam a um questionário online, a partir do
qual foi possível constatar que os alunos possuem dificuldades em matemática ministrada
no ensino superior e acreditam que a gamificação poderia auxiliar na sua motivação aos
estudos. Além disso, especificamente sobre o CollegeMath, os alunos consideraram a
aplicativo intuitivo e capaz de motivá-los, contribuindo para a compreensão dos conceitos
de matemática básica abordados.